compartilhe

0

0

Treino

5 vantagens que só as corridas femininas têm

Porta de entrada de muitas mulheres no esporte, essas provas possuem um clima único de diversão, amizade e saúde

Mariana AmorimPor
Mariana Amorim

corridas femininas

Cada vez mais mulheres se apaixonam pela corrida e o esporte tem crescido bastante no Brasil nos últimos anos. Muito dessa conquista se deve à ex-atleta Eleonora Mendonça, uma das principais defensoras da igualdade de gênero na maratona olímpica, que trouxe a primeira prova feminina para o país, a Corrida Feminina Avon, em 1980, no Rio de Janeiro. De lá pra cá, mais e mais mulheres começaram a acelerar o passo no asfalto, na esteira ou em trilhas.

Entre os principais motivos da popularização do esporte estão a facilidade para praticá-lo (bastam um par de tênis apropriado e alguns exames médicos para começar a correr) e os diversos benefícios que ele traz para a saúde. Seu coração terá fibras musculares mais fortes e a cavidade aumentada. Seus ossos ficarão mais resistentes. Seu fôlego irá melhorar. E você ainda vai reduzir o estresse, fazer amizades e detonar gordura mais rapidamente. Precisa de outros motivos para correr? Há algumas provas de corrida de rua pensadas especialmente para o público feminino, cheias de atrativos para as mulheres.  É o caso da WRun, Venus 15K, W21K, M5K Mulheres em Movimento, Corrida Lotus etc. Aqui, você vai encontrar as vantagens para fazer sua inscrição em uma já!

corridas femininas

1. DIVERSIDADE
Bom, para começo de conversa, qualquer mulher pode participar de uma corrida dessas. “São provas muito democráticas. Há espaço tanto para a atleta que procura performance (contanto que largue entre as primeiras), quanto para as iniciantes, que vão completar sua primeira corrida. Tem também as meninas que são amantes apenas desse tipo de prova e só participam delas, todos os anos”, comenta a treinadora Camila Cese de Souza, da Run&Fun Assessoria Esportiva, em São Paulo. E não se preocupe se você ainda não estiver preparada para correr o percurso todo. Muitas estreantes aproveitam o evento para intercalar trote e caminhada ao longo, com uma energia contagiante. “O que eu mais gosto é a quantidade de mulheres diferentes que estão ali pelo mesmo objetivo, a superação”, contou a leitora e corredora Rita Gullo (@rita.gullo), via Instagram.

corridas femininas

2. OS MIMOS
Vamos combinar? Participar de um evento desses e, ainda por cima, levar para casa itens especiais é maravilhoso. Os kits dessas corridas femininas são um show a parte. Geralmente, as inscrições básicas têm uma camiseta, uma bolsa (como gym sack ou ecobag) e medalha de finisher. Já as opções mais completas (e cobiçadas pelas corredoras) podem também chegar com shorts saia, viseira, lancheira ou necessaire e muito mais.

MAIS
Viva mais e melhor com a corrida
Correr é um ótimo remédio contra a depressão

corridas femininas

3. DIA DE CUIDADOS
Além do kit superbacanérrimo, algumas empresas de corrida, como a Iguana Sports, que organiza a Wrun, a Venus 15K e a W21K, oferecerem no dia do evento e no que o antecede diversos serviços especiais para a beleza das corredoras, com cuidados para as unhas, cabelos, maquiagem, tatuagem temporária, customização da camiseta da prova, massoterapia e assim por diante. E ainda, comidinhas saudáveis e gostosas para degustar ou comprar nos food trucks que ficam na arena da prova.

corridas femininas

4. CORRER COM AS AMIGAS
Está aí mais um motivo criativo para reunir suas melhores amigas no mesmo dia: convide-as para fazer uma corrida com você! E mais, vale chamar também aquela amiga que até simpatiza com a atividade física, mas vive dando desculpas para não treinar. Ela não vai resistir ao encanto das corridas femininas. “Essas provas costumam ser uma boa razão para encontrar as amigas, afinal, o clima é descontraído”, afirma a treinadora Camila. Além disso, vários grupos de corrida só para mulheres batem carteirinha nesses eventos, como o Divas que Correm, Paquitas que Correm e Corre Mulherada. Ou seja, se estiver sozinha, você pode se enturmar e fazer novas amizades por lá.

corridas femininas

5. DIVERSÃO GARANTIDA
Na hora da largada, é só correr para o abraço! O espírito que toma conta é de companheirismo, já que a mulherada toda se une com o mesmo propósito, ir mais longe e melhor. As corridas femininas são muito animadas (é possível ir fantasiada, como as corredoras da foto), além de terem música boa, mimos e muito alto astral. “Tudo colorido e alegre, cada uma na sua tribo, porém com o mesmo objetivo: sair da zona de conforto”, falou a leitora e seguidora de WRun no Instagram, Valéria Martinez Guebara (@vmguebara).

*Reportagem publicada originalmente em 14/02/2017