compartilhe

0

Colunistas

Dicas para começar a correr (e não parar mais!)

Respeitar os limites do seu corpo e ter regularidade nos treinos são alguns dos segredos para se dar bem no esporte

Alessandra DianinPor
Alessandra Dianin

dicas para começar a correr

A corrida é uma atividade física que traz muitos benefícios para a saúde das mulheres. Por esse motivo, cada vez mais pessoas querem começar (ou voltar) a praticar o esporte. Se você é uma delas, mas não sabe como fazer isso, vou ajudá-la.

Dica 1 – Dê um passo de cada vez

A primeira coisa que você precisa entender é que, se nunca correu, não estará pronta para completar uma maratona daqui a algumas semanas – ou para correr na mesma velocidade daquela colega que todo dia faz 60 minutos de esteira. A evolução no esporte precisa ser gradual. O mesmo vale para quem já correu um dia e pretende retomar os treinos. Não vai ser simplesmente colocar o tênis e sair correndo a mesma distância de antes… Procure dar um passo de cada vez, devagar, e assim chegará longe.

Dica 2 – Treine, treine, treine e treine

Regularidade é a chave para o sucesso em qualquer atividade. Você quer emagrecer? Tem de treinar. Quer chegar à maratona? Precisa treinar. Ah, seu objetivo é só correr 10K? Não importa. É essencial treinar.

Um dos grandes erros que vejo as pessoas cometerem hoje em dia é começar na academia e esperar resultados para ontem. Não funciona assim… Algumas coisas demoram mais para acontecer, outras menos. Mas, de qualquer forma, você tem de treinar para conquistá-las. Entendeu a ideia? Então, para evoluir na corrida, você vai precisar treinar pelo menos duas vezes por semana, religiosamente.

MAIS 
Desvendamos 8 dúvidas comuns das mulheres sobre corrida 
Os benefícios da corrida em curto, médio e longo prazo

Dica 3 – Defina metas realistas

Não adianta prometer logo no início que você vai correr cinco vezes por semana. O risco de não conseguir cumprir isso é grande. Afinal, o exercício ainda não virou hábito, há outros compromissos na agenda, o cansaço pode bater… E sabe o que acontece quando você planeja algo e falha? Vem a falta de motivação.

Portanto, comece com uma meta que você tem certeza de que poderá cumprir: treinar duas vezes por semana, por exemplo. Aí, depois de seis semanas, se ver conseguiu cumprir a planilha à risca, aumente a dose para três vezes – e assim por diante.

Dica 4 – Não se preocupe em não conseguir correr muito

Como falei, não adianta se comparar com a menina que corre todo dia uma hora na esteira. Cada uma tem seu ritmo. Então, se no começo você conseguir correr 10 ou 15 minutos, já está ótimo. Seu corpo ainda não está acostumado com o esporte. Esse tempo mínimo já vai desafiar o organismo. Para ver mudanças, precisamos apenas sair da zona de conforto. Então, acredite. Comece com pouco e seja constante. Logo você perceberá a evolução.

Dica 5 – Varie a intensidade

Aposte em treinos diferentes, de preferência intervalados – em que você alterna um período correndo rápido com outro caminhando. Tenho certeza que você já leu em algum lugar sobre a importância desse tipo de atividade para o emagrecimento e a performance. Com o treino intervalado intenso, além de economizar tempo, você pode obter resultados rapidamente.

Minha sugestão é a seguinte:

  • Caminhe durante 3 min
  • Faça 12 séries de 30 seg de corrida intensa e 30 seg de caminhada
  • Caminhe por 3 min, alongue e fim.

Dica 6 – Corrida boa é a corrida feita

Nunca esqueça. O melhor treino é o treino que você consegue fazer. Mesmo que esteja cansada e sem tempo durante a semana, tenho certeza que você pode encontrar 10 minutos para correr em volta do quarteirão. Acredite: vai fazer muita diferença.

Dúvidas? Escreva aqui nos comentários!