compartilhe

0

Nutrição

Alimentos X estações do ano: é melhor comer o que está na safra

Especialistas falam sobre os benefícios de consumir alimentos em oferta a cada estação do ano

Redação WRunPor
Redação WRun
alimentos

Foto: Shutterstock

Frutas, verduras e legumes são sinônimos de saúde, mas quando paramos pra pensar na variedade  dos alimentos a todo tempo percebemos que tem algo que não se encaixa. “É maravilhoso poder comer qualquer fruta ou legumes a qualquer época do ano, mas isso só acontece através do uso de agrotóxicos“, comenta a nutricionista Isadora Fadul, do Centro Terapêutico Máximo Ravenna.

Inscreva-se: Cosan Athenas 18K Run Stronger

De acordo com a nutri, priorizar o consumo de frutas e verduras da estação garante o consumo destes alimentos da forma mais natural possível, respeitando o ciclo de vida e florescimento da natureza. Além disso, as vitaminas estarão mais concentradas, pois é respeitada a época de maturação.

“Em questões de saúde, a fruta da estação é a mais pronta para oferecer nutrientes, ou seja, é a mais preparada para o consumo. Além de ser bom pra quem faz dieta, pois o preço abaixa por conta da oferta, o que pode ajudar a manter a aderência ao plano alimentar, pensando pelo lado financeiro”, explica o médico do esporte Dr. Sérgio Pistarino Jr. Outro fator importante, de acordo com o médico,  é o de que consumir os alimentos de acordo com a estação faz com que você varie os nutrientes ao longo do ano, deixando de ter uma alimentação restrita. “Pensando em saúde geral isso é muito positivo”.

Veja também: Churrasco vegetariano: muito sabor e diversidade

Nhoque de abóbora com brócolis para um jantar vegetariano

Alguns alimentos também possuem funções termorreguladoras, que controlam e manipulam a temperatura corporal. “Nas estações mais secas, a tendência é buscar alimentos mais líquidos para reidratação. A medida que o frio chega, buscamos alimentos quentes como sopas e chás. Alimentos como brócolis, couve e espinafre também auxiliam no equilíbrio da temperatura corpórea“, explica Isadora.

Participe! Cosan Venus Run Your Best acontece dia 01 de setembro, em São Paulo

Segundo ela, no verão deve-se evitar alimentos de difícil digestibilidade, uma vez que já está sendo demandada mais energia para  manter a temperatura corpórea adequada. Alimentos pesados deixam a digestão fique lenta e a temperatura corporal instável.

Confira abaixo alguns alimentos próprios de cada estação do ano e fique ligado!

PRIMAVERA: abacaxi, acerola, amora, banana, caju, coco, cupuaçu, jabuticaba, jaca, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica, pêssego e pitanga.

VERÃO: abacate, abacaxi, acerola, ameixa, banana, carambola, caju, coco, cupuaçu, figo, goiaba, graviola, jaca, laranja, lichia, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pera, pêssego, pitanga e uva.

OUTONO: abacate, banana, caqui, coco, figo, goiaba, graviola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, pera e uva.

INVERNO: banana, carambola, caju, caqui, coco, kiwi, laranja, maçã, mexerica, morango e uva.

*Fontes: Isadora Fadul, nutricionista do Centro Terapêutico Máximo Ravenna e Dr. Sério Pistarino, especializado em Medicina Esportiva pela USP e pós-graduado em Fisiologia e Biomecânica do Esporte pela USP, atende na clínica High Five Health, ambos em São Paulo.

Por Brenda Prestes