compartilhe

Colunistas

Não pare de fazer exercícios durante a gravidez

A corrida pode trazer muitos benefícios para a futura mamãe e para o bebê

Alessandra DianinPor
Alessandra Dianin

exercícios durante a gravidez

Como não moro no Brasil há mais de 3 anos, não sei dizer o que os médicos andam recomendando por aí. Porém, fiquei surpresa ao ouvir aqui na Irlanda algumas grávidas dizendo a mesma coisa: “Meu médico recomendou que eu não me exercitasse nos três primeiros meses de gestação”.

O que me deixou mais chocada nisso tudo é que essas mulheres eram minhas alunas na academia, ou seja, já praticavam atividade física regularmente. Percebi uma certa preguiça por parte dos médicos em explicar que tipo de exercícios elas podem fazer ou não ao longo da gestação – e isso muda muito de um trimestre para o outro.

O médico da minha cunhada, por exemplo, recomendou: “Não faça nada que vá forçar suas costas”. Gente, e ela lá sabe o que vai forçar as costas?

Pode ser óbvio para um médico, mas até mesmo para quem já treina (e ela já treinava), fica difícil decidir o que fazer ou não, o que força a coluna ou não. Aí, com medo, minha cunhada simplesmente parou de treinar…Uma pena, pois ela sofreu muito com dor nas costas, mas não quis fazer exercícios para não colocar seu bebê em risco.

Então, se você está pensando em ter um filho ou acabou de descobrir que está grávida, por favor, não pare de treinar –  a não ser, é claro, que alguma coisa na sua condição atual não permita que você treine MESMO!

Converse com seu médico e apenas cheque se está tudo certo com a sua saúde e com a saúde do bebê. Se não houver um fato que realmente a impeça de treinar (como pré-eclampsia e outras condições que colocam a vida do bebê e a sua em risco), não pare de fazer exercícios.

Peça a autorização do médico, realize os exames necessários e procure um profissional de educação física que seja habilitado para trabalhar com grávidas: um bom professor sabe o que recomendar em cada um dos trimestres.

Dessa forma, você pode continuar malhando ou correndo, sim, desde que se adeque à intensidade e controle a frequência cardíaca. Afinal de contas, em 16 anos de profissão, já vi muitas treinadoras dando aula e fazendo exercícios sem nem saber que estavam grávidas. Inclusive, uma professora que trabalha aqui comigo deu aula de Body Pump até 35 semanas.

Futuras mamães, treinar é preparar vocês para um parto mais rápido e com menos dores. Vejam aqui os principais benefícios de fazer exercícios durante a gravidez. A WRun também já publicou a história de algumas futuras mamães que continuaram correndo durante a gestação.

Ficou com dúvidas? Gostou do tema? Quer saber mais sobre exercício e gravidez? Comentem aqui e eu escreverei mais sobre o assunto.