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Treino

Cinco jeitos de melhorar sua performance na corrida

Expert em treinamento de corrida ensina cinco passos fundamentais para refinar a performance e correr mais longe

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Redação WRun
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Foto: Divulgação / Iguana Sports

Depois que se inicia na corrida, o difícil é segurar a vontade de ir mais longe. A busca pela melhor performance vai aumentando naturalmente a medida que você vai atingindo seus objetivos, passando a correr em uma distância confortável. Um jeito eficiente de melhorar o volume de treino é ter um compromisso, inscrever-se em corridas de rua pode te estimular a treinar para ter um bom resultado na prova.

Pensando em você que quer correr mais longe, conversamos com um especialista que revelou 5 segredos para evoluir na corrida! Confira as dicas:

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⇒ Alimentação 100%

Verifique se sua alimentação está de acordo com seu dia dia e suas atividades diárias, se é preciso evoluir na corrida é necessário um acompanhamento de uma profissional de nutrição, desta forma você irá aproveitar muito melhor os treinamentos, pois seu corpo estará preparado com o “combustível” certo e na quantidade certa.

⇒ Quilômetros de resistência!

Foque inicialmente no ganho de volume de treino, ou seja, o aumento de kms. Para isso, o ideal é que nos treinos longos que são feitos nos fins de semana, você aumente 20% dos kms a cada 3 semanas. Assim, seu corpo estará preparado para este aumento e evitará lesões por sobrecarga.

Leia também: Teste: descubra agora se você nasceu para correr!

Dê um gás na sua corrida com a ajuda do pilates suspenso

⇒ Treine com garra

Fortalecer os músculos do CORE é um caminho para iniciar o treinamento com foco em aumentar resistência. O CORE é uma região central do corpo que deve ser dada atenção, além disso, deve-se dar enfoque para exercícios importantes de estabilização do abdômen, lombar, glúteo e glúteo médio. “É preciso treinar o corpo todo, como pernas e braços, mas focar em utilizar músculos maiores, pois fortalecendo estes ajuda a tonificar os menores. Vale lembrar que 70% dos exercícios devem ser feitos usando apenas o peso corporal”, explica o treinador de corrida, Marcelo Baltazar.

⇒ Bebeu água?

Hidratação durante toda semana é extremamente importante para evoluir na corrida. O corpo perde muito líquido durante os treinos e durante o dia também, por isso a ingestão de água é muito importante. Nunca se esqueça disso.

⇒ Descanse sua beleza

Boas noites de sono vão trazer mais bem estar e vontade de treinar. O corpo descansado é a melhor forma de aplicar treinos sem se preocupar com mais nada. Sono de 6 a 8 horas são ideais para todas as pessoas e também não deixe de respeitar o descanso dos treinos de sua planilha, se o dia é off respeite, podendo fazer outras atividades sem impacto como musculação, bike ou natação.

Performance: corra o circuito
Cosan Athenas 18K – Run Stronger

A Cosan Athenas está em sua segunda etapa do ano e conta com distâncias de 6 km, 12 km e 18 km.  A corrida acontece no dia 16 de junho no Rio de Janeiro e 14 de julho em São Paulo. A proposta do circuito é correr progressivamente, em cada etapa da prova o objetivo é que o participante faça um percurso mais longo que o anterior.

Lembrando que não tem problema se você perdeu a primeira etapa, inscreva-se para a segunda e já se prepare para ajustar sua performance na última etapa que acontecerá no mês de outubro (SP) e dezembro (RJ). Quem quer correr mais forte?

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Fonte: Marcelo Baltazar, responsável técnico e administrativo da MB Personal Trainers, em São Paulo.

Por Brenda Prestes