compartilhe

0

0

Treino

Invista na corrida noturna e aproveite os benefícios

O clima ameno é um dos diferenciais do período

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita

Acordar cedo, correr 10 km e ainda ter disposição para enfrentar um dia inteiro de trabalho: definitivamente, essa não é você? Ou pior: você não consegue entender como a sua amiga consegue fazer isso?

Uma coisa é certa: cada organismo funciona de uma forma e, se você não consegue encarar a corrida logo pela manhã, nada melhor do que aproveitar a noite para se exercitar – os benefícios, sem dúvidas, são muitos!

Temperatura amena

Uma das grandes vantagens da corrida noturna é a diminuição da temperatura. Com o por do sol, o clima fica mais fresco e a corrida flui melhor. “Com uma temperatura mais amena, o corpo se adapta melhor às demandas do treino”, garante Vinícius Nogueira Gaspar, coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Pitágoras de Linhares.

“Outro importante benefício é a não exposição aos raios solares. Um dos principais fatores para a qualidade do treino é a regularidade com que ele ocorre. Imagine uma atleta que treina três vezes por semana durante 1 hora por dia. Ao final do mês ela terá acumulado doze horas de exposição ao sol. O câncer de pele representa 25% de todas as ocorrências de câncer do Brasil, são 135 mil casos a cada ano. Todo atleta precisa pensar em sua saúde de maneira mais ampla e a atenção as essas questões é de suma importância”, completa.

Alívio do estresse diário

Depois de um dia agitado, nada melhor do que esfriar a cabeça, não é mesmo? Para isso, que tal calçar o tênis e sair para uma corridinha? O esporte garantirá uma boa dose de endorfina, além de reservar um tempo só para você.

Sono tranquilo

Se você tem alguma dificuldade para dormir, a corrida pode te ajudar.A corrida noturna é também uma forma de criar uma preparação forçosa para uma noite de sono tranquila e duradora, favorecendo aqueles que possuem algum tipo de insônia”, afirma Anderson Magalhães Madeira, professor do curso de Educação Física da Faculdade Pitágoras de Guarapari.

Pessoas muito agitadas podem melhorar sua noite de sono e a temperatura mais baixa facilita o desempenho. Além disso, normalmente à noite as pessoas já encerraram seus compromissos do dia, estando, assim, mais tranquilas para se exercitar.

MAIS
Guia de nutrição para quem vai correr os 21 km
Bata seu recorde nos 21K

Melhor performance em longas distâncias

Você já pensou em encarar uma prova longa a noite? “As corridas de longas distâncias trazem tanto benefícios fisiológicos quanto mentais. Quando enfrentamos uma corrida mais longa, despertamos um sentimento de superação pessoal a cada quilômetro, o que colabora para o aumento da autoestima. As corridas mais longas realizadas à noite podem ter melhores resultados, principalmente nos dias mais quentes, pois a temperatura está mais baixa, ajudando no rendimento”,  fala Rodrigo Palmeira, líder na academia Ecofit Club.

Preparação necessária para a corrida noturna

Para não ter surpresas é fundamental investir em uma boa preparação. Dê atenção especial para o descanso no dia da prova e, durante o dia, evite esforços intensos, além de ter uma alimentação balanceada, dando preferência para o consumo de carboidratos e proteínas que serão fontes de energia na hora da prova. “O consumo de frutas durante o dia é bem positivo, mas os alimentos ricos em fibras devem ser evitados, já que, por serem de lenta absorção, podem prejudicar o rendimento durante a corrida.

Por fim, aqueça-se bem! “À noite, normalmente, temos uma queda na temperatura, principalmente no inverno, por isso devemos fazer um bom aquecimento antes de iniciar a prova, cerca de 10 a 15 minutos antes”, lista Rodrigo.

Seven Run: no ritmo da noite

Depois de conhecer alguns benefícios da corrida noturna, que tal se preparar para encarar o seu primeiro desafio? As provas que ocorrem à noite estão se tornando queridinhas  e já é possível correr até uma meia-maratona neste período.

No seu segundo ano, a Seven Run oferece distâncias de 7 km, 14 km e 21 km. A prova será realizada no dia 26 de maio, em São Paulo. A largada será às 18h na Av. Prof. Mello Moraes, altura do número 661, em frente ao CEPEUSP.

Para se inscrever e para mais informações, basta clicar aqui.