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Treino

10 bons motivos para começar a correr agora!

Atividade pode ser prazerosa, divertida e proporcionar diversos benefícios à saúde

Redação WRunPor
Redação WRun

A realização de atividades físicas é um componente essencial da vida humana, afinal, o exercício do corpo é capaz de impedir diferentes tipos de problemas físicos ou psíquicos. Uma ótima forma de sair do sedentarismo aos poucos é começar a caminhar ou correr ao ar livre. Esse tipo de atividade agrega diferentes benefícios comprovados para a saúde. Confira, agora, bons motivos para começar a correr o quanto antes.

1. Correr reduz o stress

Sabe o stress causado pelas tarefas do dia a dia? A corrida é capaz de diminuir drasticamente essa tensão. Quando você corre, o seu corpo produz mais endorfina, substância responsável pelo prazer e bem-estar. A síndrome do pânico e a depressão também podem ser combatidas pela corrida, em conjunto com outras atividades e tratamento adequado. Com a corrida, as preocupações e as coisas menos importantes acabam ficando de lado. Muitas pesquisas também mostram que a atividade pode combater o declínio cognitivo.

2. Correr ajuda a queimar gordura

Todas as atividades físicas fazem bem para o organismo e para a saúde. A corrida e a caminhada são atividades aeróbicas, o que colabora para a queima de gordura. Portanto, é ideal para aquelas pessoas que pretendem emagrecer. As atividades aeróbicas são caracterizadas pelo elevado gasto calórico, por meio de exercícios rápidos e ritmados. Além da corrida e da caminhada, há outras atividades que se enquadram nessa categoria, como: remo, natação, ciclismo, patinação e dança.

3. Correr pode ser executado em qualquer lugar

A corrida não precisa de equipamentos especiais para ser praticada. É verdade que é necessário ter um tênis adequado e uma roupa leve para a prática da atividade, mas com esses itens à disposição, basta se vestir e sair para uma caminhada ou para correr. Você pode se exercitar em diferentes locais, sejam pistas de corrida, parques ou ruas. A corrida é um exercício democrático e pode ser realizada em vários locais e horários.

4. Correr melhora as articulações

Aquela história de que a corrida pode acabar com o seu joelho não é bem verdade. Se você abusar dos exercícios e não respeitar seus próprios limites, há consequências para o corpo, sim. Mas uma pesquisa da Universidade de Stanford descobriu que praticantes de corrida por hobby têm menos desgaste nas articulações. Outro estudo, publicado na revista científica Osteoporosis International, mostrou que corredores mais velhos tinham maior densidade mineral óssea que pessoas sedentárias e nadadores da mesma idade.

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5. Correr ajuda a dormir melhor

Realizar exercícios faz com que o corpo precise se recuperar e, por isso, existe a garantia de uma melhor noite de sono. Essa é a conclusão de diversos especialistas sobre a prática de atividades físicas, e com a corrida não é diferente. Para ajudar, o exercício também libera substâncias como serotonina e GH (hormônio do crescimento), responsáveis por uma noite melhor de sono. Portanto, se o objetivo é dormir bem, a corrida pode ser uma ótima alternativa.

6. Correr melhora a imunidade

Não é novidade que a prática de exercícios físicos é capaz de aumentar a imunidade do indivíduo. Aquele resfriado que você tem de forma regular pode diminuir em até 46% com a prática de corrida, de acordo com um relatório da British Journal of Sports Medicine. De quebra, também é possível reduzir as infecções respiratórias em até 18%.

7 . Correr diminui o risco de doenças

Estudo mostram que a prática de corrida pode ser extremamente benéfica no combate e diminuição de doenças. Além de poder prevenir determinados tipos de câncer como de mama, cólon e pulmão, também pode auxiliar na absorção de insulina pelos músculos, sem acumular no sangue. Resultado: realizar pelo menos duas horas e meia de atividade semanal pode diminuir a incidência de diabete do tipo 2 em 58%!

8. Correr melhora a concentração

Por ajudar no sono, a prática da corrida também melhora a concentração. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois (EUA), mostrou que se a corrida aumenta em 5% o condicionamento cardiorrespiratório, pode haver uma melhora significativa de até 15% nos testes mentais. A prática da corrida é muito indicada, inclusive, para estudantes que estão se preparando para vestibulares ou para o Enem 2019, justamente, por gerar um melhor desempenho nas provas de concentração. Além disso, se a corrida for realizada em situações de obstáculos, o praticante pode desenvolver técnicas para desviar dos objetos e se tornar ainda mais ágil.

9. Correr aumenta a expectativa de vida

Além de diversos benefícios ao corpo e à mente, a prática da corrida pode proporcionar um aumento de expectativa de vida aos praticantes. De acordo com uma pesquisa na Dinamarca, a corrida pode estender a vida de um indivíduo em até seis anos.

10. Correr é divertido

Você pode encarar a corrida como uma atividade divertida. Apesar de ser cansativa, é possível alternar a atividade com momentos de caminhada e curtir o trajeto ao ar livre. Além disso, convidar alguém para te incentivar e fazer a atividade com você é sempre uma forma de conquistar horas mais agradáveis. Outra opção é escolher a sua playlist preferida de música e ouvi-las durante o exercício.