compartilhe

0

0

Saúde & Beleza

Mitos e verdades sobre a celulite

A nutricionista Andrea Hirga ainda dá algumas dicas para amenizar o problema; confira!

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita

Os famosos furinhos, que podem aparecer nas pernas, glúteos, barriga e braços, são uma resposta natural do metabolismo frente às agressões físicas e biológicas as quais o organismo é exposto todos os dias.

Em outras palavras, a celulite é, basicamente, uma inflamação crônica caracterizada pelo acúmulo de gordura nos tecidos, que dificulta e renovação celular e dá a famosa aparência de ‘casca de laranja’. Fatores como genética, retenção de líquido, maus hábitos alimentares, consumo excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo e estresse são as principais causas do problema.

A nutricionista da Sanavita, Andrea Hirga, destaca que uma dieta rica em alimentos considerados anti-inflamatórios ajudam a amenizar o problema. “É aconselhável aumentar o consumo de alimentos que ativam a microcirculação no organismo, como os folhosos verde-escuros, gengibre, castanhas, peixes, sementes (girassol, gergelim, chia, linhaça, abóbora), frutas cítricas (abacaxi, limão, goiaba, acerola, kiwi), frutas vermelhas (amora, framboesa, blueberry, cramberry, gojiberry, romã), arroz integral, cereais integrais, ômega-3 (cápsulas de óleo de peixe), chás e colágeno”, explica.

Além disso, diferenciar o que é mito e o que é verdade pode facilitar o tratamento. Confira algumas respostas sobre o assunto a seguir:

  • Refrigerante causa celulite                               

Verdade. Não por causa do gás, mas sim pela quantidade de açúcar adicionada nesse produto. O excesso de açúcar leva ao aumento de células de gordura no corpo e, como consequência, surgem as celulites. E não é só o refrigerante! O mesmo vale para outras bebidas e alimentos muito calóricos e sem gás.

  • Roupas apertadas favorecem os furinhos

Mito. O uso diário de roupas apertadas não provoca a celulite, porém comprime os vasos, principalmente os das coxas e dos glúteos, prejudicando a circulação na região – o que pode ocasionar na piora do quadro.

MAIS
Os malefícios do salto alto para os pés das corredoras
Alimentos que ajudam a amenizar a celulite

  • Uma alimentação saudável ameniza o problema

Verdade. A principal indicação de tratamento é a dieta balanceada associada à prática de atividades físicas e também o consumo de 2 litros de água por dia. “Para acelerar o efeito, é importante consumir produtos à base de colágeno e também ingredientes com antioxidantes que ajudam na desinflamação da célula de gordura”, enfatiza Andrea.

  • Celulite tem a ver com estrias

Mito. A Celulite não tem nenhuma ligação direta com as estrias. A causa da celulite é a inflamação do tecido adiposo. Já a da estria é a falta ou pouca elasticidade da pele.

  • A celulite aparece independe da cor da pele e do sexo

Verdade. A celulite afeta de 85% a 98% das mulheres de todas as etnias, embora as brancas sejam ligeiramente mais afetadas. Os homens são menos afetados pelo problema, mas pode ocorrer quando eles têm algum desequilíbrio hormonal.