compartilhe

0

Saúde & Beleza

Como manter a pele hidratada no verão

O primeiro passo é saber o seu tipo de pele e usar produtos com substâncias adequadas

Redação WRunPor
Redação WRun

Cuidados com a pele são sempre um tema em questão, principalmente com a chegada do verão. Como garantir a hidratação da pele? Quais cuidados tomar? Todo tipo de pele requer o mesmo tipo de cuidado? Afinal, qual a importância de manter a pele hidratada? É importante conservar a hidratação da pele para ajudar a manter a sua integridade, o que auxilia na prevenção de doenças, além de promover resistência do tecido a agressões causadas por agentes externos, como poluição e sol.

Alguns princípios básicos de saúde podem auxiliar na conservação da hidratação da pele, como a ingestão abundante de água; consumo de alimentos ricos em água, entre eles as frutas, especialmente melão e melancia, e vegetais, principalmente folhas verdes, que além de serem ricos em água, também possuem vitaminas e minerais essenciais para a saúde da pele e do cabelo.

O cuidado diário da pele deve começar pela escolha correta dos produtos de higiene. Uma boa opção de sabonete, por exemplo, é aquela que possui pH próximo ao da pele (em torno de 5,5). Geralmente as opções líquidas atendem melhor essa indicação. Além disso, os tônicos também são importantes no sentido de preparar a pele para receber os cosméticos aplicados posteriormente. É importante atentar que existe um tônico para cada tipo de pele.

Os tipos de pele

Usualmente a pele é classificada de três maneiras, seca, oleosa e normal. Cada tipo de pelo exige um tipo de atenção específico. A pele seca, aquela que apresenta baixa produção de gordura e água, precisa de um tônico com funcionalidades de reposição do manto hidrolipídico da pele. A pele oleosa, aquela que apresenta alta produção de gordura e, em muitos casos, baixa quantidade de água, pede um tônico com ação adstringente para remoção do excesso de oleosidade. Já para as peles normais, que apresentam equilíbrio de água e óleo, a recomendação é um tônico com repositores hídricos apenas.

Desta forma, os cuidados diferentes para cada tipo de pele garantem a saúde do tecido, principalmente quando falamos de hidratação. A pele seca requer hidratantes que contenham substâncias umectantes, que irão reter a água na pele, e de substâncias emolientes ou oleosas, que impedirão que a água da pele evapore. Cremes mais consistentes ou um pouco mais oleosos, com ativos emolientes como os óleos vegetais, as ceramidas ou o óleo mineral são os mais indicados para este tipo de pele.

Já a pele oleosa, como tem uma alta produção de óleo, necessita apenas de reposição e retenção de água. Em geral é recomendado optar por hidratantes na forma de loções fluidas ou gel creme, que são mais leves que os cremes tradicionais.

Hoje em dia as farmácias e lojas ofertam uma grande variedade de hidratantes, o que pode confundir na hora de escolher o produto ideal. O primeiro passo e mais importante é conhecer o seu tipo de pele, e esta avaliação deve ser realizada por um profissional habilitado, como um dermatologista ou esteticista. Como dito, cada pele pede um tipo de cuidado específico e consequentemente um tipo de hidratante.

Fique esperta no verão!

Vale sempre reforçar alguns cuidados ainda mais necessários no verão. Entre eles a aplicação de proteção contra a radiação solar por meio de fotoprotetores, de preferência com FPS acima de 15. E para idas à praia e piscina, a hidratação da pele segue sendo prioridade. O ideal é manter a pele limpa com água doce, potável e a reposição do fotoprotetor a cada duas horas. Sem economia de protetor, especialmente no verão. A quantidade do produto deve proporcionar uma aplicação homogênea em todo o corpo.

Profa. Cristina Duarte é coordenadora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi – Graduada em fisioterapia, especialista em Gestão Empresarial. Iniciou a carreira acadêmica na Universidade Anhembi Morumbi em 2002, como professora do curso Superior de formação Específica em Estética e Cosmetologia. Em 2008, assumiu a coordenação do curso de graduação em Estética da Universidade. Paralelamente à vida acadêmica, exerce a função de fisioterapeuta e esteticista atuante em Estética e Saúde.