compartilhe

Saúde & Beleza

Corredores devem ter atenção especial com a saúde bucal

Erosão ácida e impacto na arcada dentária são alguns dos problemas que a corrida pode ocasionar

Tamiris MonteiroPor
Tamiris Monteiro

Corredor e a saúde bucal

Você corre, cumpre seu treinos direitinho, vai ao médico, faz  exames com regularidade, alimenta-se bem e acha que não falta mais nada para estar com a saúde em dia, não é mesmo? Mas e a sua saúde bucal? Está ok?

Correr é um esporte aeróbico que demanda esforço de múltiplos órgãos, principalmente do sistema respiratório e cardiovascular, induzindo-os a trabalhar com todo seu potencial, mas o que as pessoas esquecem é que a boca também pode ser afetada pelo excesso do esporte, principalmente para quem treina com regularidade e alta intensidade. No âmbito bucal podem ocorrer desde doenças periodontais até perdas dentais.

Evite o impacto na arcada dentária 

Embora seja incomum, para preservar a parte óssea dos dentes, o dentista Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantologia e odontologia estética, recomenda que o corredor faça uso do protetor bucal para manter a arcada dentária segura sem absorver impactos. “Muitas vezes próteses e restaurações podem trincar ou até mesmo soltar das bases, por isso é necessário o uso do protetor”, afirma.

O tensionamento da arcada dentária, isto é, o apertar dos dentes durante a corrida, é bastante maléfico. Paulo explica como a tensão é causada durante o esporte: “Mesmo sendo um reflexo natural do corpo, a tensão dentária é extremamente prejudicial a arcada, pois provoca enfraquecimento ósseo e fraturas de dentes e restaurados. O indicado é que se observe a oclusão e o estado de saúde dos mesmos e avalie se há presença de perda óssea antes de começar a pratica de esportes. Sendo assim, deve-se corrigir as falhas, remover cáries, trocar os restaurados (se necessário), tratar a perda óssea, entre outros procedimentos, para que nada restrinja a corrida”.

MAIS

Mau hálito depois da corrida: como contornar o problema?

Os malefícios do salto alto para os pés das corredoras

Não esqueça da escovação

Há também a influência por fatores ligados ao esporte, como por exemplo a ingestão de produtos que acumulam açúcar nos dentes ou os enfraquecem de alguma forma, como é o caso de barrinhas de cereais e isotônicos. O uso desses produtos durante as corridas, aliados a respiração mecânica bucal podem ocasionar uma erosão ácida do esmalte. Sendo assim, o ideal é ingerir os produtos antes ou depois de correr e fazer escovação logo após o consumo, uma vez que, higienizando os dentes, não haverá mais resíduos para prejudicar a saúde bucal.

Observe sua respiração

Com o hábito diário da corrida é possível fazer mudanças para prevenir problemas. A respiração estritamente bucal, por exemplo, faz com que a saliva produzida pela boca se torne mucosa, o que prolifera a placa bacteriana. A forma mais indicada para respirar é a inspiração nasal e a expiração pela boca, mantendo um ritmo adequado.