compartilhe

0

0

Nutrição

Aposte nas frutas secas para repor a energia nos treinos longos

Elas podem ser excelentes alternativas para quem não pode usar ou não gosta de gel de carboidrato

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita

Frutas secas para repor a energia nos treinos longos

Os carboidratos em gel (assim como os isotônicos) são a opção mais comum para repor energia nos treinos longos – com mais de uma hora de duração. Porém, nem toda corredora digere bem o produto ou gosta do seu sabor. Já outras pessoas não curtem tomar suplementos e procura uma alternativa natural. Se você é uma delas, pode apostar em uma opção nutritiva para substituir perfeitamente o gel: as frutas secas.

Além de fornecer uma boa dose de carboidratos – maior que às frutas frescas, inclusive –, esse tipo de alimento é muito prático de ser carregado para a corrida (basta embrulhar em um filme plástico) e traz vários benefícios. “As frutas oferecem vitaminas e minerais, como potássio, cálcio, ferro. Esses micronutrientes são fundamentais para saúde e bom desempenho físico. Também possuem propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir envelhecimento precoce, fadiga, lesões musculares e algumas doenças”, desta Fabiana Costa, professora do curso de nutrição da faculdade Anhanguera de Niterói (RJ).

MAIS
5 coisas que você não deve fazer depois de correr 
17 nutrientes essenciais para quem corre

Abaixo, a nutricionista listou algumas sugestões de frutas secas e seus principais micronutrientes – veja os benefícios das vitaminas e minerais para o desempenho físico. Para a porção, foi considerada a quantidade média de 20 g de carboidratos – a maioria dos géis fornece de 20 g a 30 g do nutriente.

Frutas secas tabela

Sucesso garantido

Para que as frutas secas possam substituir os géis e sua performance saia como a esperada na corrida, é fundamental consultar um nutricionista. Ele saberá definir as porções ideias para você. “É importante lembrar que a hidratação adequada é essencial para o desempenho. Sendo assim, busque a orientação de um nutricionista do esporte para adequar a reposição de carboidratos, líquidos e eletrólitos durante o treino”, finaliza a profissional.