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Nutrição

10 maneiras de acelerar o metabolismo

Táticas de alimentação e de treino para você fazer seu corpo detonar mais calorias ao longo do dia

RedaçãoPor
Redação

acelerar o metabolismo

Emagrecer de forma saudável significa associar uma alimentação correta à prática de atividades físicas regulares. Pensando nisso, reunimos as melhores sugestões para você acelerar o metabolismo e eliminar de vez os quilinhos extras.

1. Mantenha uma alimentação regular O ideal é comer de maneira fracionada – de preferência de três em três horas – e optando por um menor volume de alimentos em cada refeição. Quando você demora para se alimentar, o organismo desacelera o metabolismo e armazena reservas de gordura como fonte de energia.

2. Faça exercícios aeróbios Praticar uma atividade aeróbia (sessões de 30min pelo menos três vezes por semana) proporcionará um trabalho equilibrado dos principais grupos musculares. Dessa forma, haverá um aumento da capacidade aeróbia e o gasto energético diário será favorecido. Os exercícios aeróbios são aqueles que contêm repetições de movimentos sem sobrecarga, como dança, caminhada, corrida ou bicicleta.

3. Inclua cafeína e chá verde na dieta Os compostos bioativos presentes nessas substâncias podem ativar vias metabólicas importantes na eliminação dos estoques de gordura.

4. Dê adeus à preguiça O metabolismo se adapta aos hábitos de cada pessoa e, para acelerá-lo, é preciso sair do comodismo. Isso não significa treinar além do habitual, apenas fazer escolhas conscientes para se tornar mais ativa. Ao invés de subir de elevador, utilize as escadas e procure realizar mais atividades a pé.

5. Fortaleça os músculos Durante a musculação, o músculo necessita de mais oxigênio e sangue para executar os movimentos e também na recuperação. Isso permite que o metabolismo permaneça estimulado por mais tempo.

6. Procure ter boas noites de sono Dormir mal implica em um corpo cansado no dia seguinte. As reações acontecerão de forma mais lenta e o organismo liberará hormônios que desaceleram o metabolismo.

7. Programe treinos intervalados em sua rotina Intercalar intensidade forte e fraca durante um exercício pode elevar a frequência cardíaca a 80% ou 90% da FC Máx, fazendo com que o metabolismo aumente.

8. Busque mais adrenalina para o seu dia a dia Procure exercícios que dêem uma carga extra de adrenalina, como corrida de montanha, rafting ou mountain bike. Devido ao estado de alerta necessário para esse tipo de prática, o corpo produz hormônios que aceleram o metabolismo.

9. Varie as modalidades Combinar dois ou mais esportes faz com que o corpo precise se adaptar às variações, trabalhando diferentes agrupamentos musculares e beneficiando o metabolismo. Experimente trabalhar força e capacidade aeróbia ao mesmo tempo. Faça 5min de corrida + 10 flexões de braço + 20 agachamentos profundos + 30s de prancha abdominal + 5min corrida

10. Corra em subidas Quem já pratica o esporte há algum tempo pode incluir as subidas em seus treinos, que, além de exercitar a parte aeróbia, também trabalham a força. Como mais agrupamentos musculares solicitados, a queima de calorias é maior.