compartilhe

Nutrição

Kefir, Kombucha e Levain: alimentos vivos e bons para a saúde

Além dos milhares de benefícios para a imunidade eles podem ser cultivados em casa. Veja as propriedades e como cuidar deles

Tamiris MonteiroPor
Tamiris Monteiro
Kefir, levain, kombucha

Foto: Shutterstock

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em Kefir, Kombucha e Levain, mas sabia que esses três alimentos são cheios de nutrientes e probióticos que fazem um bem danado para a saúde? Além de trazer benefícios para o bom funcionamento do organismo, alguns deles podem até ser cultivados e preparados em casa! A nutricionista Érika Borges, explica as propriedades de cada um desses superalimentos:

Kefir

Kefir , Kombucha e Levain

Potes com Kefir (Foto: Shutterstock)

De acordo com a nutricionista, o Kefir é produzido por meio da fermentação ácido-lática do Lactobacillos kefir, que são grãos constituídos por leveduras fermentadoras de lactose e leveduras não fermentadoras de lactose, contudo, sua composição microbiana varia conforme a região de origem, tipo e manipulação, tempo de utilização e o substrato escolhido para proliferação.

“As famílias microbianas encontradas no kefir o tornam um alimento probiótico, ou seja, ele é capaz de sobreviver à passagem pelo estômago durante sua digestão e compor nossa microbiota intestina. Além disso, é capaz de equilibrar e prevenir casos de disbiose que hoje são cada vez mais comuns pelos hábitos alimentares inadequados da geração atual”, explica.

Segundo ela, há diversos estudos mostrando que o kefir e seus componentes têm ação antimicrobiana antitumoral, atividade imunomoduladora e anticarcinogênica. Ele também reduz os efeitos de intolerância à lactose já que os microorganismos utilizam a enzima como alimento para fermentação e regeneração hepática. Sem contar que é um alimento riquíssimo em vitaminas do complexo B e K, ácido fólico, cálcio, fosforo, magnésio, potássio e aminoácidos essenciais, como o triptofano, precursor da serotonina”, esclarece Érika.

Embora o probiótico seja um alimento natural usado desde o século XIX, ainda não existem versões industrializadas do produto. Por isso é tão comum que as pessoas que o cultivam façam doações do kefir. “O cultivo do kefir exige vários cuidados específicos desde a sua manipulação, temperatura, higienização e materiais utilizados até seu congelamento, que pode durar até um ano. Mas estudos mostram que a partir de três meses congelados, começam a perder algumas de suas propriedades nutricionais”, pontua.

De acordo com Érika, caso deseje guardá-los por um período maior pode-se usar a técnica de desidratação e armazenados em isopor ou embalagem térmica, assim seu prazo de validade fica maior, variando entre 12 e 18 meses. Já os alimentos preparados por sua fermentação devem ser consumidos rapidamente.

Kombucha

Kefir , Kombucha e Levain

Potes com kombucha (Foto: Shutterstock)

Kombucha é um alimento probiótico que ajuda a regenerar a flora intestinal feito a partir da fermentação da cafeína ou qualquer chá doce que não tenha ação antibiótica. É uma bebida de origem chinesa consumida há mais de cinco mil anos com a intenção de ser um alimento desintoxicante e, por conter diversas propriedades terapêuticas, tornou-se objeto de estudo de um grupo europeu para comprovar tais propriedades.

Estudos russos entre os anos de 2000 e 2006 atrelaram o consumo diário de kombucha à prevenção e tratamento do câncer. Este primeiro estudo também mostrou sua ação antimicrobiana, redução de colesterol e pressão arterial e melhora do metabolismo endócrino e hepático. Aqui no Brasil é possível encontrar cepas em lojas de produtos naturais/internet e também já existem versões prontas para consumo.

Feito em casa, deve ser armazenado e refrigerado em recipiente de vidro sem contato com o ar, mas também não é recomendado ultrapassar três meses de armazenamento por comprometer suas propriedades. São ricos em ácido fólico, vitaminas do complexo B, C e vários aminoácidos essenciais”, explica.

 

LEIA MAIS
O caminho das pedras para correr a Cosan SP City Marathon

Teste: alma de corredor? Descubra se você nasceu para correr

 

Levain

Kefir , Kombucha e Levain

Trata-se de um fermento natural usado no processo de panificação que melhora consideravelmente o sabor e a textura da massa, resultando em pães com miolos macios e cascas crocantes. O Levain é feito a partir da fermentação de uma mistura de farinha de cereais com água e que, de forma espontânea, por contaminação de microorganismos presentes no meio, origina o produto.

“A vantagem desse tipo de fermento é que tem uma durabilidade maior, sem conservantes e todos os aditivos químicos encontrados nos produtos industrializados. E o mais interessante é que o Levain se alimenta de glúten (proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada) permitindo que as pessoas com intolerância possam consumir esse alimento”, explica.

*

Fonte:  Érika Borges, nutricionista especializada em nutrição esportiva e aplicada ao exercício, em São Paulo.