compartilhe

Nutrição

5 dicas para controlar o apetite durante o frio

É possível controlar o apetite de comer besteiras e manter uma alimentação equilibrada nessa época do ano. Confira as dicas!

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita
apetite frio

Foto: Shutterstock

Para ter uma boa performance na corrida, é preciso se dedicar aos treinos e, claro, ter uma alimentação balanceada. Mas, com a chegada do frio, o desejo de comer coisas altamente calóricas parece que se torna ainda maior. Assim, obviamente, você vê o ponteiro da balança subir e a boa forma ir para o espaço. No entanto, essas cinco dicas para controla o apetite no frio podem te ajudar.

Inscreva-se para a Cosan Athenas 18K SP 2019

O motivo para o aumento do apetite no inverno ainda é um fato incerto. Muitos acreditam que isso acontece porque nosso organismo precisa de mais energia para manter o corpo aquecido. Até é verdade. Porém, essa maior necessidade calórica é muito pequena e não nos dá liberdade para comermos de tudo.

De acordo pesquisas, as pessoas tendem a ingerir cerca de 200 calorias a mais por dia durante o frio e há um ganho de peso médio de 0,5 kg a 1 kg nessa época do ano. “Pode até parecer pouco, mas o problema está no aumento de peso progressivo. O que digo é: se a cada inverno a pessoa engordar 1 kg e não emagrecer, em uma década ela estará bem acima do peso”, alerta Paula Pires, endocrinologista da Clínica Essenza. A seguir, ajudamos você a evitar isso e manter a boa forma.

Evite dietas radicais
Você não precisa passar fome para emagrecer – ou manter-se no peso. Basta se planejar e montar um bom plano alimentar. “Entre as refeições, tente comer algum petisco rico em fibras e em proteínas: pão integral com uma fatia de queijo branco é uma boa opção”, indica Paula. Os lanchinhos saudáveis entre as grandes refeições ajudam o corpo a manter-se aquecido e evitam ataques de fome.

Equilibre seu prato
Se sua compulsão for por carboidratos, a dica é tentar adicionar proteínas e fibras à refeição. Esses nutrientes têm digestão lenta e vão fazer com que você demore mais para sentir fome. “Em vez de comer uma grande quantidade de macarronada, divida o prato com uma porção de frango e uma salada de abobrinha quente como acompanhamento, por exemplo.”

Drible tentações
Não estoque alimentos muito calóricos (chocolates, doces, bolachas) em casa ou na gaveta do escritório. Se não houver guloseimas por perto ao sentir um ataque de fome, obviamente, você não vai cair em tentação e terá de comer algo saudável: uma fruta, um iogurte, um pedaço de queijo etc.

Mantenha-se firme nos treinos
“Fazer exercícios é importante não só para queimar calorias, como também para manter o nível adequado de serotonina (neurotransmissor responsável pelo bem-estar)”, afirma a endocrinologista da Clínica Essenza. Algumas pesquisas mostram que os dias frios afetam negativamente nosso humor, o que pode nos levar a buscar conforto na comida. O prazer trazido pela atividade física ajuda a evitar isso.

Tome sol
Procure se expor aos raios solares durante pelo menos 15 minutos por dia. Isso já é suficiente para manter um nível adequado de vitamina D e de serotonina – substâncias importantes para a manutenção do bom humor.

 

* Matéria publicada originalmente em junho/2017