compartilhe

Notícias

7 FILMES SOBRE CORRIDA QUE VOCÊ TEM DE ASSISTIR

Seleção de ótimos filmes sobre corrida que todo amante do esporte precisa ver ao menos uma vez na vida

RedaçãoPor
Redação

Além da corrida, o cinema também é um dos amores de muita gente. E por que não juntar os dois? Listamos alguns dos melhores filmes que falam ou que permeiam o esporte. Ah, e não fique bravo. Forrest Gump, um dos primeiros longa-metragens que vem à mente quando falamos de corrida, não está na nossa lista. Afinal, todo mundo já conhece a história do homem que correu por mais de três anos seguidos. O objetivo aqui é mostrar que, além do clássico de 1994 (e de Rocky), há diversas ótimas opções de filmes sobre corrida.

MCFARLAND DOS EUA (2015)

O filme, baseado em fatos, narra a história de Jim White (Kevin Costner), um treinador de futebol americano que perde seu emprego e vê uma oportunidade em um novo esporte. Após se mudar para McFarland, uma cidadezinha da Califórnia, Jim descobre alguns atletas de talento e ganha a missão de transformar esse grupo de jovens em uma das melhores equipes de corrida de montanha do país.

 

O ATLETA (2009)

O filme etíope conta a história de Abebe Bikila, um dos maiores corredores de todos os tempos. Ele foi o primeiro africano negro a ganhar uma medalha de ouro olímpico e é, até hoje, o único homem a vencer duas maratonas nas Olimpíadas. Na primeira, nos Jogos de Roma (1960), o atleta da Etiópia correu os 42,195 km descalço e ainda quebrou o recorde mundial da distância. Quatro anos depois, repetiu a vitória, apenas seis semanas após passar por uma cirurgia de apêndice. Após sofrer um acidente, Bikila ficou paralítico, mas não se deu por vencido. Começou a treinar arco e flecha para disputar as Paraolimpíadas.

INVENCÍVEL (2015)

Angelina Jolie, em seu segundo filme como diretora, conta a história de Louis Zamperini (Jack O’Connell), filho de imigrantes italianos e corredor olímpico que foi preso e torturado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. A película, que é baseada em fatos, recebeu três indicações ao Oscar.

RAÇA (2016)

Narra a história de Jesse Owens, atleta negro americano que foi o grande nome da Olimpíada de Berlim (1936), em pleno regime nazista. Numa época de forte racismo não só na Alemanha de Adolf Hitler, mas também nos EUA, Owens ganhou quatro medalhas de ouro, nos 100 m, 200 m, no revezamento 4 x 100 m e salto em distância, e mostrou toda a força de sua raça.

O LADO BOM DA VIDA (2012)

A corrida tem um papel importante na vida dos personagens dessa trama. Após passar um tempo no sanatório, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) tenta reconstruir sua vida. Durante um treino na rua, ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que vai provocar mudanças significativas em seu futuro. Os dois começam a correr juntos, e aproveitam a atividade para conversar e tentar achar soluções para superar os problemas. O Lado Bom da Vida recebeu sete indicações ao Oscar, incluindo o de melhor filme, melhor ator e melhor atriz, para Jennifer Lawrence, que levou o prêmio.

MARATONA DE AMOR (2007)

Nessa comédia romântica, Dennis (Simon Pegg) abandona a noiva grávida no altar. Após um tempo, o personagem resolve reconquistar a garota, mas ela está namorando um saudável corredor que está se prepara para a Maratona de Londres. Para mostrar que mudou e merece o perdão da ex-noiva, Dennis, um cara que fuma, bebe e se alimenta mal, decide encarar os 42,195 km e superar o rival. Mas Dennis logo descobre que ir do sedentarismo à maratona não é algo tão fácil assim. O filme retrata de maneira divertida vários problemas vividos por nós, corredores, como dores pós-treino, bolhas, mamilos sangrando e até o muro da maratona.