compartilhe

0

0

WRunners

Medo de correr? Vai com medo mesmo!

“Vou continuar correndo sem olhar para trás”

RedaçãoPor
Redação

Por Marcia Di Domenico

É comum ouvir gente dizendo que não corre porque tem medo: de se machucar, de passar vergonha, de desistir no meio do caminho. Tudo isso também passava pela cabeça de Sandra Chemello, 47 anos, que é vice-diretora de uma escola pública do ensino médio em São Paulo.

Ela sempre praticou atividade física e achava o máximo ver pessoas correndo na rua e na esteira, mas na hora de sair correndo também, travava. “Eu simplesmente achava que não era para mim”, conta.

Em 2016 ela decidiu se desafiar. Ficou sabendo da Corrida Venus e achou que a prova feminina seria uma boa oportunidade para estrear na pista. “Fui sozinha, com medo mesmo e sem nunca ter participado de uma corrida antes”, lembra.

Não demorou para entrar no clima do evento. “Foi como encontrar muitas de mim mesma em outros corpos, me senti à vontade desde o começo”, diz.

MAIS
Pudim de chocolate zero açúcar
Receita: quiche light de brócolis para um jantar saboroso

O trajeto de 5K pareceu uma maratona para a corredora novata, mas Sandra teve a sorte de contar com uma mãozinha amiga para cruzar a linha de chegada – literalmente.

“Em determinado ponto do percurso eu achava que não ia aguentar, mas percebi uma mão nas minhas costas que me apoiou e ajudou a chegar ao final”, conta. Até hoje ela não sabe quem era a dona daquela mão, mas o recado ficou bem claro: a Venus é acolhimento, união, superação de limites, mulheres incentivando outras mulheres.

Não é preciso dizer que o medo ficou no passado. Fim de semana sem corrida é incompleto para ela, que agora treina e se joga sozinha em provas de rua sem titubear. O esporte trouxe um novo olhar para a vida.

“É o melhor jeito de relaxar e me conectar comigo mesma. Cada passada deixa para trás stress, problemas e dores e revela um jeito diferente de ver o mundo, principalmente para quem vive em uma cidade grande e faz tudo de carro, como eu.”

A mudança no corpo, embora não fosse um objetivo, também surpreendeu. Pernas mais torneadas, cintura e abdômen mais definidos foram alguns bônus para ela, que é mãe e avó e não achava que ainda dava para mudar tanto à base de exercícios. “O corpo está legal, mas o melhor mesmo é a disposição para viver que a corrida dá.”

Venus 15K

A Venus é uma corrida exclusiva para mulheres realizada desde 2008. Neste período,  já contou com mais de 150 mil mulheres. A Venus chega a São Paulo no dia 2 de setembro e no Rio de Janeiro no dia 23 de setembro. Ambas as provas, que já têm inscrições abertas, terão percursos de 5 km, 10 km e 15 km.