compartilhe

0

Treino

Turbine a corrida com o Pilates Suspenso

Exercícios em suspensão fortalecem o corpo sem desgastar articulações

Redação WRunPor
Redação WRun

Todo corredor sabe que a corrida de rua exige muito dos membros inferiores. A prática do Pilates Suspenso pode ser uma boa aliada para ajudar tanto na melhora da performance como na prevenção do desgaste destas articulações e músculos.

Keyner Luiz, fisioterapeuta e sócio da VOLL Pilates, especializada no ensino do método de Joseph Pilates, explica que é fundamental para os corredores fortalecerem os membros inferiores (pés, pernas e tornozelo), missão que o pilates suspenso busca cumprir. “Isso é imprescindível para que não haja lesões musculares ou articulares, além de auxiliar na melhora da performance”, diz o fisioterapeuta.

Pilates Suspenso

Ele acrescenta que os  exercícios do pilates suspenso ainda melhoram o alinhamento corporal do praticante e ajudam na estabilidade e no aprimoramento da mobilidade de várias articulações, como joelho, tornozelo e quadril, partes essenciais para a prática da corrida.

Marcella Contursi, coordenadora do curso Suspension na VOLL Pilates, indica a prática para corredores pois a atividade mescla Pilates e funcional com o aluno suspenso, sendo possível simular gestos e posições do esporte sem desgastar as articulações.

Dentre os exercícios realizados na aula, os mais indicados para corredores são o Running, específico para o condicionamento de corrida, e o Jump Pistol, que auxilia o atleta na hora do trote, trabalhando os membros inferiores.

“Além disso, por ser uma modalidade dinâmica, os exercícios envolvem todo o corpo, podendo também ser realizados exercícios unipodais (com apoio em um só pé), que são de extrema importância para os corredores”, observa Marcella.

Confira abaixo alguns exercícios de Pilates suspenso para corredores executados por Marcella:

 

RUNNING

Exercício educativo de corrida para melhorar coordenação motora, fortalecimento de membros inferiores (pés, pernas e tornozelo), resistência cardiorrespiratória, estabilidade e alinhamento:

 

JUMP PISTOL

Exercício para trabalho de máxima utilização do músculo de forma unipodal (apoio em apenas um pé), fortalecimento de membros inferiores (pés, pernas e tornozelo), alinhamento e estabilidade:

 

OBLÍQUOS ON THE WALL

Exercício para fortalecimento dos músculos centrais do corpo (core), estabilidade e alinhamento:

 

SQUAT VARIATIONS 1

Exercício de fortalecimento de membros inferiores (pés, pernas e tornozelo), alinhamento e estabilidade:

 

SQUAT VARIATIONS 2

Exercício para fortalecimento de membros inferiores (pés, pernas e tornozelo), e superiores (ombros, braços e mãos), alinhamento e estabilidade:


PSOAS

Exercício para alongamento do músculo psoas, mobilidade, estabilidade e alinhamento corporal: