compartilhe

0

0

Treino

Secar a barriga não depende só dos abdominais

Saiba quais são os exercícios que podem ajudar a eliminar as gordurinhas localizadas

RedaçãoPor
Redação


Com o verão chegando, muitas pessoas estão correndo atrás do tempo e tentando perder de uma vez todas as gordurinhas localizadas – principalmente na barriga. Ao contrário do que muitos pensam, focar apenas nos abdominais não é a melhor maneira de queimar os excessos.

Segundo Carlos Eduardo de Moraes, profissional de educação física da rede Just Fit de academias, estes exercícios ajudam, sim, a ter essa região mais definida, pois trazem um maior fortalecimento, que reflete diretamente no processo de diminuição da gordura. Porém, treinos intervalados feitos, sobretudo, na esteira, transport ou na bike, por exemplo, também podem ser uma combinação infalível para reduzir essas indesejadas gordurinhas.

“Esses treinamentos intervalados envolvem uma atividade de alta intensidade seguida de um breve descanso”, explica. Muito comum aos corredores, além de ajudar no aumento da velocidade e na redução dos dígitos do cronômetro nas provas, eles também auxiliam na perda do excesso de medidas do abdômen.

Alternativas para chapar a barriga

De acordo com o preparador, os exercícios realizados nas esteiras, bikes e elípticos ajudam a queimar gorduras por serem aeróbios. Ou seja: eles utilizam, em sua predominância, o sistema cardiovascular, o que aprimora o processo de perda de gordura abdominal.

As atividades podem ser potencializadas se forem alternadas em frequências cardíacas altas e baixas. “Quando o exercício está leve, o organismo utiliza como combustível o glicogênio (uma substância que fica armazenada nos músculos). Já quando a frequência está mais elevada, este estoque de glicogênio fica mais baixo e o corpo precisa recorrer a outra fonte de energia para queimar. É aí que entra a perda de gordura”, comenta o profissional.

MAIS
10 maneiras de acelerar o metabolismo
5 variações de prancha para fortalecer o abdômen

Ainda, esse tipo de treinamento aeróbico deve ser prescrito por um profissional que ajuste a intensidade e volume dos exercícios para que todo o corpo do praticante passe por um processo de adaptação. Além disso, é essencial ao aluno realizar todos os exames necessários antes de dar início às atividades físicas. Moraes também sugere aos iniciantes que comecem se exercitando, no máximo, três vezes por semana, em dias intercalados, para que não tenham uma sobrecarga e acabem sofrendo lesões.

“Como se recomenda que estas séries sejam feitas em dias alternados, é possível complementá-las com exercícios de musculação nos dias livres”, sugere o treinador, que também indica trabalhos que intercalem os segmentos entre membros superiores e inferiores sem pausa. Segundo Moraes, isso tornará o treino mais prazeroso e, ao mesmo tempo, aumentará o gasto calórico.

Assim, com as variações de exercícios feitos corretamente, aliadas aos movimentos certos – indicados por um profissional qualificado –, ocorre uma maior utilização de gordura, principalmente para quem deseja perder de uma vez por todas a barriguinha. É preciso ter foco e disposição, pois o verão já está aí e manter uma frequência de treinos é indispensável para um bom resultado.

 

*Publicado originalmente em 01/10/2015