compartilhe

0

Treino

Pulseira de identificação e seguro de vida para atletas: como funcionam?

Saiba mais sobre produtos e serviços desenvolvidos para garantir a segurança de quem treina na rua

Tamiris MonteiroPor
Tamiris Monteiro

Pulseira de identificação para atletas

Quem prática esportes como corrida ou pedal e segue a planilha à risca muitas vezes não tem companhia para treinar. Claro que a gente nunca pensa que pode acontecer nada durante um treino, mas já imaginou um acidente no meio do percurso? Ninguém gosta de pensar nessa possibilidade, mas pode acontecer, não é mesmo? Pensando nisso foi que que o atleta e empresário Claudio Lima de Paula decidiu criar um negócio que oferecesse um sistema de segurança para a turma que treina com frequência na rua ou em lugares mais remotos: uma pulseira de identificação para atletas.

“Estava num ciclo de treinamento para o Iron Man, fazia longos treinos sozinhos pedalando ou correndo e percebi que se algum acidente acontecesse comigo  eu teria sérios problemas. O primeiro deles seria referente a minha identificação (uma vez que não gosto de levar celular, levo apenas um RG), o segundo problema seria como acionar meus familiares nessa situação e o terceiro seria a cobertura de um seguro caso algo mais grave ocorresse, como um acidente que me causasse algum grau de invalidez permanente ou até mesmo um acidente fatal deixando minha família em apuros”, explica.

A partir dessa constatação, Claudio criou a marca My Safe Sport que oferece pulseira de identificação para atletas e seguros de vida relacionados a acidentes no esporte. “Com a pulseira, numa emergência, rapidamente essa pessoa será identificada e seus familiares contatados. Orientamos as pessoas a não gravarem telefones de familiares na tag, mas sim a deixar por padrão o telefone da nossa central 0800 para intermediações em emergências. Essa central garante o atendimento 24h. Também existe a preocupação de preservar a identidade do atleta, pois nunca fornecemos informações pessoais, passamos apenas as informações necessárias para o atendimento e colhemos os detalhes para alinhar com familiares o ocorrido, mas sempre com muito tato para não criar pânico no momento de comunicar os familiares”.

MAIS
O guia do treino longo
Nike atualiza versões dos tênis Zoom Fly e Vaporfly 4%

Seguro de vida

Já o seguro abrange qualquer modalidade esportiva, além da rotina diária da pessoa, e num momento mais complicado o atleta ou a família poderá contar com esse auxílio. Seja em casos em que a pessoa sofra algum grau de invalidez permanente em virtude do acidente ou até mesmo morra. Se houver óbito os familiares recebem todo o auxílio de um assistente social e o valor compreendido na apólice que em muitos casos traz tranquilidade financeira na falta do segurado. “Lembrando que a cobertura é internacional”, pontua Claudio.

Como é a pulseira de identificação para atletas?

Há vários modelos sendo algumas de tecido sintético e outras de silicone e todas com tag em aço inoxidável. De acordo com Claudio, a tag é altamente resistente, não escurece, enferruja ou descasca por ser de aço inoxidável e o tecido ou o silicone têm um desgaste natural conforme o uso, assim como um tênis, por exemplo. Mas é possível substituir somente as correias.