compartilhe

0

Treino

Melhore sua performance na corrida com a ajuda do Kangoo

O equipamento diminui o impacto sobre o joelho e garante uma melhor postura durante os treinos

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita

Equipamento que lembra os patins, mas com molas no lugar das rodas, o Kangoo tem ganhado cada vez mais destaque nas academias. E não é para menos: uma aula de aproximadamente 45 minutos com o calçado pode eliminar de 500 kcal a 700 kcal.

“Com o treinamento adequado, o Kangoo possibilita a melhora da postura corporal e da coordenação motora.  Além disso, o equipamento desenvolve o equilíbrio e controle do corpo conforme a intensidade colocada na atividade. Com isso, torna-se um exercício de alta queima calórica”, garante Marco Aurélio Piazza, diretor da assessoria esportiva Equipiazza. A bota ainda ajuda no fortalecimento da musculatura, prevenindo futuras lesões.

Como são os treinos do Kangoo Jump?

O Kangoo é um equipamento dinâmico e que pode ser utilizado tanto durante a corrida quanto em aulas direcionadas. Muitas academias oferecem aulas específicas para a prática. “As aulas podem envolver um treinamento neuromuscular (musculação com exercícios específicos com a bota) ou exercícios de pliometria, que buscam a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão, proporcionados pelo próprio Kangoo”, destaca Abílio Daniel Nere Neves, treinador oficial da Kangoo Jumps Brasil.

Benefícios para a corrida

Cada bota pesa cerca de 1,8 kg, por isso, ao utilizar o equipamento, será exigido um esforço maior durante a realização dos exercícios, o que promoverá uma melhora na resistência. “Praticar exercícios utilizando o kangoo ainda favorece o fortalecimento de membros inferiores, do core, a coordenação durante a corrida e o controle corporal”, lista Piazza.

MAIS
9 dicas para você dar fim às desculpas e ir treinar
4 exercícios de pilates para quem corre


Onde treinar?

O equipamento pode ser utilizado em casa, na rua, na praia em parques ou até mesmo na academia. O Kangoo foi pensado para se adaptar a diversos terrenos.

Quem pode praticar?

Qualquer pessoa que esteja liberada para a atividade física. É importante ressaltar que devem haver cuidados redobrados com idosos, crianças, e pessoas sem coordenação”, responde Marco. Mais: “O esporte não é indicado para grávidas em qualquer fase da gestação. Isso porque, a bota pode gerar uma contração muito forte no abdômen e prejudicar o bebê. Pessoas com labirintite também devem ter cuidado com a prática do esporte”, adverte Abílio.

Provas oficiais

Já é possível encontrar competições específicas para a modalidade, mas Balneário Camboriú e Porto Alegre são as mais tradicionais no esporte. Em Camboriú existe a Brasil Kangoo Run, que conta com distâncias de 2,5 km e 5 km. Já em Porto Alegre, é possível correr na POA Run Kangoo Jump, que oferece um percurso de 2 milhas (3,2 km).