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Treino

Descubra como a meditação pode influenciar na sua corrida

Professora de ioga explica a prática de meditação, seus benefícios e como ela pode te ajudar na hora de encarar a corrida

Redação WRunPor
Redação WRun
meditação

Foto: Shutterstock

Por Brenda Prestes

A meditação é um recurso valioso para o autoconhecimento, sobretudo para corredores e corredoras. É possível ganhar mais concentração, foco e atenção aos movimentos do corpo, que muitas vezes passam despercebidos em treinos mais exaustivos, quando o cansaço é mais predominante.

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Segundo a professora de ioga e jornalista Amanda Preto, o principal benefício da meditação está na melhoria da consciência sobre si próprio. Ela explica que algumas técnicas de meditação focam na atenção à respiração e às sensações físicas do momento. Então, mais do que fechar os olhos e ficar em silêncio, meditar torna-se um exercício de auto-observação que vai além dos cinco minutinhos de prática. E ao correr você pode meditar em movimento, porque é possível aplicar as mesmas técnicas de atenção plena enquanto se está correndo.

A yoguini e jornalista Amanda Preto em postura de yoga

Como eu faço para meditar?

Amanda ensina que reparar na postura de seu corpo durante as passadas é uma forma de entrar nessa meditação ativa. Alinhar ombros para trás, cabeça com olhar firme à frente, além de controlar a respiração, mesmo ofegante, para sustentar o pace.

“Há ainda tipos de meditação que contemplam métodos de visualização. Em silêncio, de olhos fechados, você pode imaginar que está correndo em uma prova dos sonhos na distância que deseja estrear, cruzando a linha de chegada feliz e realizado. Essa técnica auxilia a firmar o compromisso com uma meta, mesmo quando aquele treino não sai como planejado”, explica.

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A dica da ioguini é: se a cabeça cansar antes do corpo, resgate em seus pensamentos a razão pela qual está treinando. “Tudo isso ajuda a manter o foco, sendo a meditação apenas mais uma aliada da sua aspiração de atleta”, orienta.

Ainda segundo a instrutora, uma dúvida bem comum sobre o assunto é quanto tempo demora para notar os benefícios da meditação. Ela diz que não há um período específico, mas a média é de oito semanas, meditando diariamente. Para quem acha muito desafiador, ela sugere separar um momento do dia em que não haverá interrupções.

“O melhor é meditar pela manhã, quando a cabeça e o corpo estão mais descansados. Isso aumenta a chance de se concentrar mais. Comece com cinco minutos em silêncio, sentado com as costas retas, peito aberto, respiração pelo nariz. A partir daí não há muito segredo: deixe que os pensamentos venham à mente, sem alimentá-los. Se concentrar na respiração e no modo como está sentado ajuda a manter esse foco e ser apenas um observador da sua mente“, finaliza.

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** Fonte:Amanda Preto, professora de ioga e jornalista.