compartilhe

Treino

Dê fim ao sobrepeso com a corrida

Treinador indica os caminhos a serem seguidos para eliminar os quilinhos extras

RedaçãoPor
Redação

A corrida é um dos esportes mais procurados por pessoas que estão acima do peso. Contudo, é indispensável que esses novos praticantes se atentem a alguns detalhes para não correr nenhum tipo de risco na prática da modalidade. “Antes de tudo, a pessoa deverá consultar um médico para saber se está tudo bem com o seu organismo”, afirma Sidney Togumi, diretor técnico da UpFIT Assessoria Esportiva.

A partir da liberação médica, é hora de procurar um profissional de educação física para ter a melhor orientação possível. “Esse especialista vai criar uma rotina de atividades físicas regulares para que a pessoa realize”, diz o treinador. Esse programa deve ser progressivo – começando com treinos mais leves, de adaptação, e aumentando o ritmo e a intensidade gradativamente – para que não sobrecarregue o sistema cardiovascular, neuromuscular e, principalmente, as articulações, uma vez que a pessoa está com sobrepeso. “Em razão disto, o esforço exigido pela atividade será muito maior e a hidratação deve ser redobrada.”

MAIS
5 alimentos que ajudam a perder peso
10 maneiras de acelerar o metabolismo

O treinador sugere um treino inicial básico que ajudará o novo atleta a perder peso e, aos poucos, ganhar resistência: 30 minutos de caminhada/trote leve (o que a condição física de cada um permitir), de três a cinco vezes por semana. “Isso acelerará o metabolismo e criará uma rotina de treinamento”, comenta. Aos poucos, o tempo e a intensidade do exercício é aumentada.

Togumi destaca que o trabalho de fortalecimento e alongamento muscular são atividades complementares importantes. “A pessoa pode intercalar os dias de treino de corrida com os de musculação”, sugere.

Um ponto fundamental é manter a motivação para não desistir do esporte. “Procure focar seu treinamento nas distâncias. Isto é, esqueça a balança, esqueça o peso”, ressalta. “Se você ainda não corre, coloque pequenas metas na sua rotina, como correr o primeiro quilômetro sem parar, depois dois, três, e assim por diante”, completa. O resultado no seu corpo será consequência. Por fim, ele lembra que as pessoas quase nunca enxergam no espelho o que elas realmente querem ver. “Por isso, invista no seu patrimônio maior: você mesmo! Assim, garantirá saúde e, como sem perceber, uma melhor forma física.”

*Publicado originalmente em 11/02/2015