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Treino

Guia de Trail: dicas e principais características da corrida de trilha

Conheça as diferenças da modalidade com a corrida de rua, além dos prós e contras de encarar uma corrida de trilha

Redação WRunPor
Redação WRun
corrida de trilha

Foto: Shutterstock

As provas de trail têm crescido muito nos últimos anos, e cada vez mais com corredores de longa data no asfalto que migram buscando novos desafios. Conversamos com o diretor geral da assessoria de corrida Run&Fun, Mario Sergio Andrade, para saber os principais detalhes sobre a modalidade.

Segundo o treinador, cada prova de trail é um desafio diferente, e o ritmo é algo que em muitas delas não é o importante – o foco principal é conseguir completar o percurso da maneira correta, mesmo que andando em alguns trechos.

Inscreva-se: Landscape Trail Run 2019,
dia 07 de julho em Jundiaí (SP)

Veja algumas dicas básicas para trail run do especialista:

  • Faça um treinamento específico para a modalidade, que contemple treinos intervalados, rodagem leve, subidas e treinos de força
  • Por serem provas de altimetria variável, você pode enfrentar subidas já na largada, esteja bem treinado e preparado para isso
  • O terreno normalmente tem variações, por isso esteja próximo ao seu peso ideal e foque no treino de força pelo menos 2x por semana
  • Comece com provas mais leves e, aos poucos, com treinamento adequado, vá subindo o grau de dificuldade
  • Nunca jogue copos, garrafinhas ou qualquer outro lixo nas trilhas
  • Veja com antecedência como será o esquema de hidratação da prova
  • Dependendo do grau de dificuldade da prova, o tempo de duração dela poderá ser bem superior ao que está acostumado a fazer no asfalto, planeje a suplementação necessária
  • Divirta-se e aproveite o momento, sempre que possível, respire fundo e curta o momento em meio à natureza.

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Porque você deve participar de uma corrida de rua

Use roupas adequadas

  • Pernito ou meias de compressão
  • Bermuda de compressão ou bermuda mais colada ao corpo com bolso para guardar o carboidrato
  • Boné ou óculos
  • Camiseta de tecido tecnológico, de mangas compridas
  • Tênis para trilhas com “cravos” para não escorregar em certas áreas
  • Em algumas provas há necessidade de usar uma porta-garrafa com água ou um misto de água e carboidrato

Iniciantes na corrida de trilha

O ideal para o corredor que nunca fez provas de trail é começar com distâncias menores, como 5 km e 6 km, pois  as provas de trail são mais extenuantes, demandando mais força e boa adaptação cardiovascular. “Nas provas de asfalto normalmente não há muitas subidas, e o corredor pode encontrar seu ritmo e sua frequência cardíaca confortável, o que na prova de trilha não acontece”, explica Mario. “Às vezes a prova já começa com subidas, com isso o pace cai e a frequência cardíaca sobe”.

Mario ainda ressalta que não recomenda para quem nunca correu começar com o trail, a não ser que o plano seja começar caminhando. “Acredito que o corredor iniciante deve primeiro participar de provas de asfalto mais planas e ganhar mais bagagem (rodagem) antes de entrar em provas de trail”, explica.

Ele comenta que o treino para essas provas é bem diferente e não é recomendado participar se você não segue uma rotina de treinos de corrida com trabalho de força, além de estar no peso corporal mais próximo do ideal. “Também não é recomendado para quem está voltando ou encontra-se com alguma lesão”, completa.

Uma das principais vantagens da modalidade é que correr fora do asfalto geralmente traz menos impacto ao corpo. Outra vantagem é que pode ser mais divertido correr em meio a natureza. Além disso, treinar para essas provas te deixa gabaritado para enfrentar desafios maiores.

Explore novos terrenos na Ladscape Trail Run 2019

Em sua primeira edição, a corrida de trilha Ladscape Trail Run 2019 acontece no dia 07 de julho. Os participantes vão encarar o desafio de correr nas Montanhas do Japi, em Jundiaí (SP), e ainda poderão escolher entre o percurso de 6K ou 12K. Escolha o seu e aproveite o momento de pura imersão com a natureza.

*Por Brenda Prestes