compartilhe

Treino

Acerte na compra do seu tênis de corrida

Reunimos dicas para você escolher um calçado confortável, que se adapte bem aos seus pés e não gere incômodos durante treinos e provas

Lucas ImbimboPor
Lucas Imbimbo

Acerte na compra do seu tênis

1 – Prove o tênis à noite
No fim do dia, é normal nossos pés incharem um pouco. Isso é provocado pelo calor, pelo uso de calçados por tempo prolongado ou por passar muitas horas sentado. Devido a esse inchaço, um tênis de corrida que calça perfeitamente pela manhã pode ficar apertado à noite e causar incômodos.

Ah, e mesmo que você treine bem cedinho, vale experimentar o calçado novo no fim do dia, quando os pés estão mais inchados. Motivo: durante a corrida, os pés também sofrem esse aumento de tamanho. Ao provar o calçado à noite , você vai garantir que ele nunca fique muito justo.

2 – Experimente o par
Isso evita problemas caso você tenha um pé maior do que o outro – ou os tênis tenham uma pequena diferença de tamanho. Na hora de provar o calçado, use meias que você costuma utilizar para correr (de preferência as mais grossas). Assim, é possível sentir bem se o modelo ficará confortável nos treinos.

3 – Foque em seu perfil
As marcas produzem tênis voltados para corridas longas, competição, treinos de velocidade etc. Isso influencia em características como amortecimento do calçado, altura do solado, peso etc. Ter a certeza da finalidade do tênis e qual é mais indicado para o seu perfil facilita na hora de encontrar um novo modelo. “Atletas mais leves, por exemplo, geralmente não precisam de um calçado com muito amortecimento”, explica Fábio Viana, diretor de produtos da Centauro.

4 – Não compre um modelo que não calça bem
Nunca caia na conversa de que “o tênis vai lassear”. Se o calçado ficou apertado em algum ponto, experimente um número maior. “O tamanho deve ser coerente e ajustado à real dimensão do pé. Um tênis apertado pode machucar, já um muito largo geralmente ocasiona bolhas no calcanhar”, afirma Viana. O ideal é que você consiga mexer os dedos tranquilamente dentro do tênis, sem que sobre muito espaço na ponta do calçado ou ele fique folgado na parte de trás.

5 – Faça um “test-drive”
Não sinta vergonha de caminhar pela loja – ou até trotar – com o tênis que você está provando nos pés. O importante é ter a certeza de que o modelo é confortável. Uma boa alternativa para descobrir isso é comprar o produto em lojas especializadas, que possuem esteira para testar o produto. Mais:  diversas marcas oferecem treinos coletivos ou espaços dedicados ao atleta em que é possível pegar um tênis emprestado para testar. É o caso da Adidas Runbase e do Nike+ Run Club.

COMO PAGAR MAIS BARATO POR UM CALÇADO?
Se você acha os preços dos tênis de corrida um pouco salgados, temos uma dica que pode ajudar você a economizar. A maioria das marcas apresenta uma nova versão de seus principais tênis de corrida a cada seis meses. Aí, quando um produto é lançado, o valor do modelo anterior reduz consideravelmente, principalmente em lojas on-line. Você deve estar se perguntando: “Mas eu vou comprar um tênis de corrida ultrapassado?”. Na verdade, não muito. Geralmente, o “Zoom-Boost-Wave-Gel 89” chega com pouquíssimas diferenças em relação ao “Zoom-Boost-Wave-Gel 88”. O principal problema de comprar um tênis “fora de linha” é que nem sempre todas as cores e tamanhos estão disponíveis. Aí, você vai precisar pesquisar bastante até encontrar o modelo que deseja – ou optar por uma cor diferente da que desejava comprar.