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Treino

Aulas de academia para correr melhor

Intensos, estes treinos trabalham todos os músculos, detonam muitas calorias e definem o corpo

Lucas ImbimboPor
Lucas Imbimbo

Aulas de academia para correr melhor

Fazer musculação é muito importante para evitar lesões e turbinar os resultados na corrida. E se você é um dos tantos corredores que não curtem o treino “tradicional” com pesos, pode usar algumas das aulas de academia que surgiram de um tempo para cá para fortalecer o corpo. Elas combinam o trabalho de força com exercícios aeróbicos e são ótimas para definir os músculos, queimar gordura, ganhar resistência e melhorar o desempenho esportivo. Confira cinco opções.

5 aulas de academia para correr melhor SKILLMILL – BIO RITMO ACADEMIA

Como é Dinâmica, a aula combina exercícios funcionais (balanço com kettlebell, salto no pliobox, desenvolvimento com halteres) com corrida na Skillmill – uma esteira bem diferente, com formato côncavo. O aparelho não tem motor e é novidade no mundo fitness. Você quem move a esteira ao correr na Skillmill. Na parte da frente, lateral e de trás, o equipamento tem barras que possibilitam diferentes apoios. Você pode fazer exercícios de empurrar, puxar, de agilidade ou simplesmente correr em alta velocidade (veja vídeo abaixo). Por enquanto, a única academia do Brasil que possui a Skillmill é a Bio Ritmo do shopping Morumbi Town, em São Paulo. Quem não é aluno do local pode adquirir um free pass e treinar por sete dias grátis.

Benefícios A aula fortalece o corpo por completo. Os exercícios funcionais focam a musculatura do core (abdome, quadril e lombar), do tronco e dos braços. Já os movimentos na Skillmill têm como prioridade trabalhar as pernas e o core, além de desenvolver explosão, agilidade e coordenação motora – você faz tiros, educativos e exercícios de força no aparelho durante o treino. Tudo isso, claro, detona muitas calorias: cerca de 500 por aula. Guilherme Leme, treinador da Bio Ritmo, sugere que corredores façam a aula de duas a três vezes por semana, mas isso pode variar conforme os objetivos, periodização de treino e calendário de provas de cada atleta.

Duração 45 minutos.

5 aulas de academia para correr melhor REMO – BODYTECH

Como é O remo é um exercício aeróbio multiarticular – ou seja, que exige a movimentação de várias articulações. Ao remar no aparelho ergométrico, que simula os movimentos feitos na água, você flexiona e estende joelhos, quadril, cotovelos e ombros. Isso recruta os músculos do corpo todo. Mais: durante o treino, há um intenso trabalho de abdome para manter o tronco estabilizado.

Benefícios A aula fortalece a musculatura e proporciona um ganho de resistência aeróbia semelhante ao trazido pela corrida. “Como não tem impacto, o remo pode ser usado para trabalhar a parte cardiopulmonar sem sobrecarregar as articulações”, explica Vanusa Andrade, educadora física da academia Bodytech. Além disso, a atividade contribui para definir o shape. Vanusa recomenda fazer o exercício de três a cinco vezes por semana, variando a intensidade conforme sua planilha de corrida.

Duração 30 a 60 minutos.

 

5 aulas de academia para correr melhorCROSS SWIM – CIA ATHLETICA 

Como é Um treino intervalado de alta intensidade, que mistura natação com exercícios de força. A sala conta com uma piscina de 25 metros e quatro estações de treinamento funcional, com fita de suspensão, medicine ball, estepe e colchonetes. A primeira metade da aula é direcionada aos exercícios dentro da água – utilizando principalmente o nado crawl. Já na segunda parte, é realizado o trabalho de força. Se você não é um exímio nadador, fique tranquilo: há coletes flutuantes para os iniciantes.

Benefícios Para o corredor, o ganho de resistência aeróbica e de força e de potência muscular são os principais benefícios da Cross Swim. Cacá Ferreira, gerente técnico da Cia Athletica, recomenda fazer a aula de duas a três vezes por semana.

Duração 45 minutos.

5 aulas de academia para correr melhorQZONE – LES CINQ GYM  

Como é Na aula, os alunos utilizam esteira, remo, halteres, fita de suspensão, caixa de saltos e estepe para fazer exercícios aeróbios, de força, de explosão e neuromusculares (que trabalham coordenação motora). A intensidade da atividade física varia e é monitorada por um frequencímetro fornecido pela academia. A aula é dividida em  zonas de treinamento. Elas alternam um esforço que vão de 50% a mais de 80% do limite de cada atleta – por isso o nome QZone. Segundo Waldyr Maciel, treinador da Les Cinq Gym, isso mantém o metabolismo acelerado e faz com que seu organismo continue queimando muitas calorias por até 36 horas depois do treino.

Benefícios A atividade trabalha todos os músculos do corpo. Para o corredor, as principais vantagens são: fortalecimento do core, aumento da resistência e ganho de força e potência muscular. De acordo com Maciel, como a QZone é intensa, o recomendado é fazer esse treino apenas duas vezes por semana, nunca nos dias em que você correr.

Duração 60 minutos.

5 aulas de academia para correr melhorSETT BOOTCAMP – SETT ACADEMIA 

Como é Os alunos iniciam a aula com uma atividade aeróbia (na esteira, no remo ou na bicicleta), que é realizada por sete a dez minutos. Depois, iniciam um circuito com exercícios de força (musculação e treinamento funcional), que dura o mesmo. Essa sequência é repetida até que todos passem pelos três aparelhos aeróbios. O treino alterna momentos em alta intensidade com outros de recuperação.

Benefícios Por ser bastante intensa e combinar exercícios aeróbios e anaeróbios, o Sett Bootcamp proporciona grande gasto calórico, aumenta a resistência e ajuda a definir os músculos.

Duração 50 minutos.