compartilhe

0

0

Treino

Atividade física nos dias de frio: 6 dicas para ajudar a manter o foco

Cuidados com a alimentação e hidratação são um dos pontos principais para não desanimar durante o Inverno

RedaçãoPor
Redação

Atividade física no frio

A regularidade na prática da atividade física impacta diretamente nos resultados, e o Inverno equivale a um quarto do ano, por isso, nada de deixar os treinos de lado nesse período. Encarar as baixas temperaturas e seguir a com a mesma rotina é fundamental para a manutenção da saúde, qualidade de vida e para alcançar o seu objetivo. O professor Rafael Reis, da Competition Academia, separou algumas dicas para ajudar a manter o foco.

Capriche no aquecimento 

No inverno os nossos receptores ficam com a atividade limitada, demorando mais tempo para enviar sinais para as articulações, musculatura e ligamentos, aumentando o risco de lesões. Por isso, é importante dar mais atenção ao aquecimento durante os dias frios. Antes de começar o treino, faça uma corrida leve ou exercícios no transport, bike, simulador de escada, polichinelos, pule corda, burpee, etc.

Fique atento à alimentação e hidratação 

O inverno faz com que seu corpo precise de mais energia, aumentando a necessidade de cuidados em relação ao seu aporte energético. É muito importante alinhar a sua dieta ao seu treino para otimizar os resultados, para isso, consulte o seu treinador e uma nutricionista. Também é comum sentirmos menos sede nos dias frios, entretanto, quando o assunto é exercício físico, devemos sempre nos manter hidratados.

MAIS 

10 exercícios funcionais para melhorar o seu desempenho na corrida

Treinar em jejum: 10 perguntas e respostas

Use roupas adequadas 

Usar roupas em excesso pode aumentar a transpiração, isso prejudica o seu rendimento e leva à fadiga; é importante usar roupas específicas para a atividade física, pois elas facilitam o processo de sudorese. Outra recomendação é sempre manter as extremidades do corpo bem aquecidas, como mãos, pés e cabeça, pois, no frio, o nosso corpo concentra o calor na região central. Então, não se esqueça das luvas, meias e touca!

Não fique com roupas suadas 

Quando você concluir o seu treino, provavelmente, as suas roupas estarão úmidas por conta da transpiração, o que pode prejudicar a regulação da sua temperatura corporal, podendo causar até uma hipotermia. Troque as roupas suadas, mesmo se for tomar banho somente em casa.

Não se exponha ao frio após o treino

Antes de ir para casa, espere o corpo esfriar um pouco, pelo mesmo motivo que devemos trocar de roupa. O corpo está quente por causa da atividade física e se expor imediatamente ao frio pode causar uma inversão térmica, seguida de hipotermia. Agasalhe-se!

Use protetor solar 

O frio não é desculpa para deixar de lado a proteção com a pele. O Sol continua e o ar está mais seco do que nunca. Por isso, é essencial usar protetor solar – na pele e nos lábios, principalmente para quem se exercita ao ar livre.