compartilhe

0

Treino

Alongamento é melhor antes ou depois da corrida? Tire suas dúvidas.

Treinadora de corrida explica tudo sobre alongamento de corredor e ensina o que você precisa fazer para evitar lesões executando os movimentos

Redação WRunPor
Redação WRun
alongamento na corrida

Foto: Shutterstock

O tema alongamento é um assunto polêmico entre corredores e especialistas já que todo mundo tem um palpite para dar quando surge a dúvida do “antes ou depois da corrida”.  A treinadora de corrida da Ztrack, Simone Correa, ajuda a entender qual é o jeito certo de fazer o alongamento e resolve essa questão.

“Alguns especialistas indicam o alongamento depois da corrida, principalmente após atividades físicas em que as fibras musculares tenham sido recrutadas durante muito tempo, como em maratonas, por exemplo. Eles afirmam que se a musculatura não for alongada após o término dos exercícios, pode ocorrer encurtamento muscular”, explica Simone.

Inscreva-se: Cosan Athenas 18K : 16.06 no Rio de Janeiro14.07 em São Paulo!

Segundo a treinadora, outro ponto é que um alongamento demorado antes da corrida pode comprometer a rigidez musculotendínea e assim diminuir a capacidade do órgão de gerar força. “O ideal seria realizar um bom aquecimento antes do treino com movimentos dinâmicos e um rápido alongamento ao final do treino ou prova”, afirma a especialista.

alongamento

Foto: Shutterstock

Para não restar dúvidas, ela ainda listou alguns dos benefícios de aquecer antes da corrida. Confira abaixo:

  • Acelerar os processos metabólicos preparando o corpo para maiores intensidades
  • Aumentar a velocidade de condução nervosa melhorando a resposta de contração muscular e o tempo de reação
  • Melhorar a resposta de ventilação
  • Ajudar na vasodilatação aumentando o fluxo sanguíneo nos tecidos ativos e regulando a temperatura corporal
  • Produzir um efeito protetor aos músculos contra lesões por estiramento

Já o alongamento no final do treino ou prova, serve para:

  • Relaxar a tensão muscular
  • Diminuir a fadiga das fibras excessivamente contraídas durante a corrida
  • Ajudar na recuperação dos músculos antes da próxima corrida
  • Trazer uma sensação de bem-estar pós-atividade
  • Evitar o encurtamento muscular provocado por fortes e sucessivas contrações do músculo durante a corrida

“É por causa dessas contrações que o alongamento final deve ser rápido e leve. Muitos corredores terminam os treinos e competições apresentando quadro de rigidez muscular. Nesse momento a musculatura está fadigada e precisa relaxar, caso o atleta insista em alongar por um tempo maior, ele poderá sofrer algum tipo de lesão a médio e longo prazo”, explica.

LEIA MAIS

Não pule etapas! Aprenda a evoluir na corrida do jeito certo

Porque você deve participar de uma corrida de rua

Corredor revela porque não dispensa correr a Cosan SP City Marathon

De acordo com a treinadora, é importante ressaltar que o alongamento não deve ser executado imediatamente após o término da corrida. Principalmente em casos de exaustão extrema ou treinamento muito puxado, situações em que a musculatura está mais frágil e vulnerável a lesões. O ideal é esperar alguns minutos para dar início ao alongamento.

“Uma boa alternativa é trabalhar a flexibilidade em momentos específicos, dias alternados aos treinos e provas, ou em outros períodos. Você pode dar um intervalo de pelo menos seis horas”, ensina.

Segundo a treinadora, os benefícios a longo prazo do alongamento são a melhora da flexibilidade e melhor agilidade para a prática esportiva. “Com o tempo, o efeito do aumento do comprimento muscular pode durar até 72 horas após o término da atividade, o que poderia reduzir o risco de lesão”, explica Simone.

Ela lembra que em casos de estiramentos musculares e lesões não é recomendado qualquer tipo de alongamento, pois as fibras musculares podem estar rompidas ou machucadas e o alongamento pode piorar o quadro. Também não é recomendado alongar em caso de inflamações, fraturas ainda não consolidadas, dores muito agudas e instabilidade articular. Em caso de câimbras durante a corrida, o indicado é alongar a área na hora da contração muscular.

Construa sua história na Cosan SP City Marathon 2019

A prova acontece dia 28.07 na região central de São Paulo, e os participantes podem escolher entre os percursos de 21K ou 42K,  passando pelos pontos turísticos mais famosos da cidade. Conquiste a cidade, corra a Cosan SP City!

*

Por Brenda Prestes