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Treino

5 motivos para você correr os seus primeiros 5 km

Confira as principais vantagens para quem quer começar a praticar corrida de rua e encarar a distância

RedaçãoPor
Redação

Se você ainda não se rendeu às corridas de rua, está na hora de dar fim às desculpas. O esporte, que vem ganhando cada vez mais adeptas, é uma ótima opção para quem quer desafiar o próprio corpo e manter a saúde em dia.

O primeiro passo para aqueles que desejam iniciar as corridas é enfrentar percursos menores, como os de 5 km – os quais já trazem diversos benefícios “A distância representa a primeira marca a ser alcançada pelas aspirantes a corredoras e também é a porta de entrada para o mundo da corrida”, afirma a professora de educação física da Smart Fit, Damaris Dias. “Treinar para os 5K é eficaz no combate ao sedentarismo, elimina a gordura corporal e ajuda na perda de peso”, comenta a especialista, que recomenda a orientação de um profissional.

Aquelas que correm também ficam mais dispostas para realizar atividades de rotina, além de terem uma melhor capacidade física e mental. A atividade exige esforço e disciplina no início, mas depois vira um prazer do qual não se consegue permanecer distante. “Se o iniciante tomar gosto pela corrida, ele consegue facilmente inserir o exercício em sua rotina diária”, ressalta a professora.

Quase convencida a encarar seus primeiros quilômetros? Confira cinco vantagens superinspiradoras da corrida para incentivar você a iniciar nos circuitos de rua:

1. Elimina gordura e faz perder peso
Se além de saúde você também quer garantir um corpo enxuto, a corrida não deixa você na mão. “Esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas se exercitam hoje, mas com tantos outros benefícios, a melhora na aparência se torna apenas um detalhe”, afirma Damaris. Além da perda de peso, eliminar gordura pode ajudar no combate de doenças, como as cardiovasculares.

2. Aumenta o bem-estar
Segundo a treinadora, correr também melhora sua concentração e foco, a produtividade em casa e no trabalho e a satisfação geral com a vida, aliviando o estresse, por exemplo.

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3. Melhora do sono e da alimentação
A corrida eleva a qualidade do sono e regula o apetite, fazendo com que você busque uma alimentação mais saudável.

4. Ajuda a fazer amizades e a conhecer novos lugares
Com cada vez mais adeptos, a corrida proporciona uma oportunidade única de vivenciar e compartilhar experiências com outros iniciantes e com corredores mais experientes. Procure grupos que treinam ao ar livre, em parques, por exemplo.

5. Fortalece os ossos
Durante a corrida, a lubrificação das articulações aumenta, evitando desgastes e problemas ósseos futuros. Além disso, exercícios de alto impacto têm se mostrados eficientes para a saúde dos ossos, pois diminui a reabsorção óssea (problema ligado à osteoporose). Ao praticar a atividade, o organismo eleva o nível de solicitação muscular, fortalecendo a musculatura.

Postado originalmente em 23/06/2017