compartilhe

0

Treino

5 estratégias para os seus melhores 15K

Já está acostumada a correr a distância? Veja o que fazer para turbinar a performance e bater o seu recorde pessoal nas pistas

RedaçãoPor
Redação

1. Teste os seus limites de velocidade

Baixar o tempo na prova de 15 km significa, claro, correr mais rápido. Nesse caso, como seu corpo já está adaptado ao treinamento, você fará mais tiros e treinos de alta intensidade. “O volume do treino é o mesmo. O que muda é o ritmo, pois o objetivo será baixar o tempo a cada quilômetro”, explica o treinador Geraldo Lopes, proprietário da assessoria esportiva VO2 Adventure, no Rio de Janeiro. Antes de começar esse tipo de treinamento, o especialista costuma realizar testes físicos para checar o nível de condicionamento da atleta. “O primeiro é uma corrida de 5 km para medir o ritmo da corrida. O outro, um teste de 12 minutos onde a pessoa deve percorrer a maior distância que ela consegue nesse intervalo de tempo.”

2. Respeite o seu corpo

É básico, mas é a recomendação número 1 dos especialistas. De nada adiantar acelerar além do necessário por conta própria, treinar demais nos dias em que seu organismo está debilitado ou insistir em correr quando deveria descansar. Nesses casos, você pode, inclusive, provocar o efeito inverso ao que gostaria: organismo enfraquecido, corpo desgastado e performance lá embaixo.

MAIS
5 coisas que você não deve fazer depois de correr
Teste: você está preparada para os 21 km?

3. Crie dificuldades no treino

Tire o seu corpo do modo automático. Só assim ele renderá mais. Algumas saídas: nos treinos de musculação, aumente a carga habitual ou acrescente mais repetições; invista em novas modalidades para garantir outro tipo de exigência ao seu corpo; e incorpore subidas e descidas nos treinos de corrida. Basicamente, force seu corpo a sair da rotina.

4. Siga o treinamento à risca

A recomendação deve valer sempre, mas, nesse caso, é ainda mais importante. “É comum a pessoa achar que já tem conhecimento suficiente sobre a prática e correr além do que estipulamos no treinamento. O problema é que, assim, ela corre o risco de se lesionar ou dar o estímulo errado ao corpo, comprometendo o rendimento nos outros dias”, diz Geraldo.

5. Dedique-se mais

Pode parecer óbvio, mas é fundamental. O seu resultado nas provas é proporcional à sua dedicação à corrida – e isso inclui o que você faz dentro e fora das pistas. Não adianta seguir os treinos religiosamente, mas escorregar na alimentação, ingerir bebidas alcoólicas, dormir poucas horas por noite… O seu bem-estar físico e emocional tem influência direta sobre como você vai cruzar a linha de chegada.

Venus 15K

A corrida Venus 15 K 2019 já tem inscrições abertas! Acesse o site para mais informações e aproveite o valor promocional! loja.iguanasports.com.br/venus