compartilhe

0

Treino

4 cuidados ao correr no calor

Com verão, vem as altas temperaturas. Fique ligada nessas dicas para não ter nenhum problema durante os treinos nessa época do ano

Lucas ImbimboPor
Lucas Imbimbo

correr no calor

Calor é sinônimo de praia, piscina e… Atividade física! Muitas pessoas aproveitam a energia e o clima da estação para colocar aqueles quilômetros do ano em dia.

E a boa notícia é que treinar no calor possui os seus benefícios. De acordo com um estudo do pesquisador e professor da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, Chris Minson, Correr no calor aumenta a capacidade cardiovascular, a oferta de sangue aos músculos e melhora a regulação de temperatura do organismo. Todos esses fatores contribuem para o ganho de desempenho. Contudo, correr em temperaturas mais elevadas exigem alguns cuidados.

Ajuste seu relógio

Além de mais quentes, durante o verão os dias ficam mais longos! Por isso, você precisa programar bem os seus treinos e ficar longe dos horários de pico de temperatura – entre as 11h às 16h. Procure treinar logo ao amanhecer ou a partir do cair da noite.

“Vai muito do horário biológico de cada um. Algumas pessoas funcionam melhor de manhã e outras durante a noite. O importante é correr em um horário em que você se sinta confortável e que consiga conciliar com a sua rotina”, explica Kim Cordeiro, treinador da BK Sports, em São Paulo.

A hidratação ideal

A desidratação é um dos problemas mais comuns ao correr no calor. Por isso, procure beber água não somente antes e depois dos treinos, mas – dependendo da distância – durante também! “Em curtas distâncias, não é preciso se hidratar durante o treino. Mas em treinos mais longos é importante, pois quando você fica muito tempo sem se hidratar, você pode estar retardando o processo de recuperação e contribuindo para a desidratação”.

MAIS
5 dicas de alimentos pré-treino
Ajuste seus treinos com o período de polimento

De todo modo, leve consigo uma garrafinha de água ou pare durante o percurso para se hidratar. Isso pode ajudar a ir mais longe e ficar fora de problemas.

Look do dia

Não tem como ficar com roupas pesadas no calor, não é mesmo? Muitas atletas treinam com casacos ou peças mais quentes para ‘suar mais e queimar gordura’. Não faça isso! Além de prejudicar seu desempenho, o estímulo de sudorese pode prejudicar sua saúde, já que causa desidratação e impede a troca de calor do corpo. Opte sempre por roupas mais leves.

“Para os homens eu recomendo correr sem camiseta – se possível. Para as mulheres, o ideal é um short e um top”, indica o treinador. Se for treinar durante a manhã, não se esqueça também de levar um boné e protetor solar.

Melhores treinos para o verão

Para quem está começando agora na corrida, o recomendado é procurar uma orientação profissional. Um treinador pode ajudar você a criar uma rotina de treinos e identificar o seu perfil para quantificar os volumes e intensidade da melhor maneira.

Se você já corre (mesmo curtas distâncias), é preciso primeiramente analisar alguns pontos: regularidade e objetivos. “Se a atleta está parado há muito tempo, ele tem que voltar aos poucos. Recomeçar com alta intensidade e volume pode causar tendinite, dores nas articulações e outras lesões”, explica. O treinador recomenda fazer um estilo ‘escadinha’ de treinos:

“Intercalar uma semana subindo com uma outra mais tranquila. Depois outra subindo de novo e assim por diante”.

Se você não tem nenhum objetivo, apenas quer perder peso ou manter a regularidade, não tenha pressa! Continue com treinos de rodagens mais leves e em horários mais amenos, como os citados acima. “A ânsia por resultados rápidos e desenvolvimento são o que acabam causando as dores”, conclui Kim.

Dicas rápidas

Para recapitular, vamos listar algumas dicas rápidas para você correr no calor sem problemas!

  • Não esqueça da hidratação. Beba água antes, durante e depois dos treinos.
  • De olho no look! Opte por roupas mais leves para facilitar a troca de calor e o suor.
  • Leve boné ou chapéu e o protetor solar!
  • De olho no sol! Evite horários de altas temperaturas – das 11h às 16h.
  • Sem pressa! Dependendo do seu objetivo, faça rodagens mais leves e com menos intensidade.