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Treino

10 exercícios funcionais para melhorar o seu desempenho na corrida

A personal trainer Cau Saad montou um treino que pode ser feito em qualquer lugar e serve tanto para alunos iniciantes quanto para quem já está na fase avançada

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita

Força, velocidade, equilíbrio, coordenação motora… Todos esses requisitos são fundamentais para evoluir na corrida. No entanto, para consegui-los, é primordial investir em uma rotina de treinamento adequada. Neste sentido, os exercícios funcionais podem promover grandes melhorias ao corredor.

“O treino deve ser composto por musculação, para ganho de força e prevenção de lesões como a canelite, e funcional, que promove melhorias no condicionamento cardiorrespiratório e otimiza a performance”, explica a personal trainer Cau Saad.

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Cau acrescenta que é interessante incluir no treino atividades que exijam agilidade, tempo de reação, coordenação motora, resistência e equilíbrio. Com isso, há um aprimoramento no movimento do corredor e, consequentemente, um melhor desempenho na corrida.

A personal trainer selecionou uma dica de treino para ser aplicado em qualquer lugar, tanto para alunos iniciantes quanto para quem já está na fase avançada.

Prancha-isométrica Elevação-pélvica-isométrica Mobilidade-de-tornozelo Calcanhar-no-bumbum Hiper-extensão-lombar Deslocamento-lateral-com-mini-band Agachamento-livre Skipping Kick-out-ou-soldadinho hopserlauf
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Deslocamento lateral com mini band: 3 x 10Com o bumbum empinado, os joelhos flexionados e a coluna ereta, desloque uma perna com o mini band. Repita o mesmo com a outra perna.