compartilhe

0

0

Saúde & Beleza

Prepare o corpo para curtir o Carnaval

Confira alguns cuidados necessários para aproveitar a folia sem problemas

RedaçãoPor
Redação

Está na contagem regressiva para a folia? Se seus planos incluem pular nos bloquinhos de rua (ou na avenida ou em baile fechado), é bom preparar o físico. Pode parecer bobagem, mas na hora da diversão, é comum se jogar sem pensar em mais nada e esquecer de beber água, alongar, comer direito… Só que esse descuido pode fazer a brincadeira acabar antes da Quarta-feira de Cinzas. “Pular sem aquecer ou alongar pode levar a desequilíbrios na musculatura e aumentar o risco de dor e lesão (nos músculos, articulações e ligamentos), sem falar que o corpo entra em fadiga rapidamente”, avisa a fisioterapeuta Diamani Caran, da Inovar Saúde, em São Paulo.

A especialista sugere maneiras simples de preparar o físico para aguentar a folia até o fim. Mas nada de mudanças radicais: a ideia é estimular a adaptação do corpo ao esforço que vem pela frente.

Aquecendo os motores para o carnaval

Sedentárias devem começar a praticar alguma atividade física nas semanas que restam até o Carnaval – caminhadas diárias de 30 minutos, por exemplo. Para quem passou a malhar há pouco tempo, mas ainda se cansa quando faz um esforço maior, uma ideia é aumentar a frequência das aulas ou encontrar maneiras de se mexer mais no dia a dia (trocar o elevador pela escada e sair a pé na hora do almoço são opções válidas).

MAIS
Não deixe a chuva atrapalhar seu treino
Os benefícios da corrida noturna

Alongar é preciso

Pernas, pés e costas são as partes que mais sofrem depois de horas dançando. Reserve 15 minutos antes de sair de casa para estender a musculaturas dessas regiões. Na volta, repita o estica e puxa. Diamani sugere alguns movimentos:

Punhos e tornozelos

Faça movimentos circulares com os punhos e os tornozelos (10 vezes para cada lado, lentamente). Isso vai ativar a circulação e favorecer a oxigenação das estruturas envolvidas, prevenindo ou restaurando da fadiga causada pelo exercício físico.

Pernas e costas

  • Sentada no chão, flexione a perna direita por cima da esquerda, estendida. Gire um pouco o tronco para a direita, puxando o joelho desse lado em direção ao tronco, e vire a cabeça para a esquerda. Segure a posição por 30 segundos. Repita duas vezes para cada lado.
  • Deitada de barriga para cima, flexione uma perna e estenda a outra para cima. Passe um elástico ou toalha pela planta desse pé e puxe as pontas em direção ao corpo, sentindo alongar a parte de trás da perna. Segure a posição por 30 segundos. Repita duas vezes com cada perna.

Atenção à alimentação

Esqueça qualquer dieta focada em emagrecer a tempo para o Carnaval. Até lá e nos dias de festa, tente escolher alimentos leves e saudáveis e beba muito líquido (valem água, água de coco, chá gelado e suco de frutas (principalmente se tiver planos de pular todos os dias e for passar muitas horas exposta ao calor). Se for beber álcool, lembre-se de intercalar com água, para não correr risco de desidratação.

Dormir faz parte

Tudo bem que você não quer perder um minuto do carnaval, mas virar as noites acordada vai estressar o metabolismo e ameaçar a diversão nos outros dias. Se não der para manter a rotina de sono, pelo menos tente garantir algumas horas de descanso por dia. Ao acordar e antes de dormir, dê algumas espreguiçadas para ativar a circulação.