compartilhe

0

Saúde & Beleza

Maquiagem e corrida: o que você precisa saber

Conheça algumas táticas importantes para não prejudicar a pele durante o treino

Redação WRunPor
Redação WRun

Usar maquiagem é uma das maneiras que muitas mulheres encontram de se sentirem mais bonitas. A verdade é que é preciso estar bem consigo mesma (com ou sem make). Mas, se você optar por usar cosméticos na hora de praticar atividade física, tudo bem. Só fique ligada, pois algumas maquiagens podem obstruir os poros e prejudicar a transpiração natural da sua pele. Além disso, por conta da vasodilatação do corpo durante o exercício, você pode sofrer alguma reação alérgica. “O ideal seria usar maquiagem apenas no pós-treino. No entanto, se quiser utilizá-la mesmo assim, prefira produtos com acabamentos mais leves”, indica Gabriella Albuquerque, dermatologista e coordenadora do Departamento de Laser da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro. Confira outros cuidados importantes.

Prepare a pele
Uma boa dica antes de colocar o protetor solar ou o BB cream é borrifar água termal, que contém poderosos antioxidantes. Entre seus ativos mais comuns estão o ferro, o zinco, o silício e o selênio. “Essa água inibe a ação dos radicais livres, além de ajudar a refrescar a pele e permitir maior tolerância aos danos provocados pelo sol”, diz a especialista.

BB Cream
As melhores opções para cobrir manchas da pele são o protetor solar com base ou um BB Cream, que costuma ter consistência mais fluída e a vantagem da fotoproteção. O BB Cream ainda é hidratante (possui ácido hialurônico e glicerina) e contém nutrientes com propriedades antienvelhecimento (como vitaminas A, C e E).

MAIS
Desvendamos 8 dúvidas sobre corrida e mulheres
Os malefícios do salto alto para os pés das corredoras

Base
O pó seco não é muito recomendado, já que sai com certa facilidade quando você transpira muito. O mais indicado é o pó úmido. “No entanto, por ser mais espesso que o pó seco, ele acaba escorrendo pelo rosto e pode causar um efeito heterogêneo no rosto”, comenta Gabriella.

Batom
Em atividades ao ar livre ou dentro da academia, usar batom é liberado. Isso porque ele pode oferecer proteção contra os raios ultravioletas e os efeitos do ar-condicionado. “Se o batom for hidratante, melhor para proteger de possíveis ressecamentos”, indica a especialista.

Delineador e máscara para cílios
Se você não vive sem eles, prefira produtos à prova d’água. Assim, vai evitar que escorram durante a atividade intensa.

Limpeza da pele
Após o treino, lave o rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele e limpe com um demaquilante para retirar o excesso de filtro solar, maquiagem, poluição e demais resíduos.

*Postada originalmente em 21/11/2016