compartilhe

Saúde & Beleza

Exercitar-se reduz o risco de câncer de mama

Especialistas falam sobre as vantagens das atividades físicas na prevenção da doença

RedaçãoPor
Redação

Neste mês, é comemorada a campanha Outubro Rosa, conhecida ao redor do mundo por defender o combate ao câncer de mama e incentivar todas as mulheres a realizarem o autoexame de toque. Visando esta luta, é importante lembrar também que prática de atividades físicas pode reduzir o risco de a pessoa sofrer a doença, além de motivar e elevar a autoestima de quem trava uma batalha contra esta enfermidade.

De acordo com o ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli, por meio de exercícios físicos supervisionados, é possível diminuir a porcentagem de gordura corporal e abdominal. Este fator é de extrema importância, já que o tecido adiposo é a principal fonte de hormônios causadores deste tipo de câncer, principalmente após a menopausa.

“Os maus hábitos de vida estão entre as causas mais comuns para o surgimento do câncer de mama. Por isso, os exercícios físicos são importantes em todas as fases”, declara o médico. Ele ainda complementa citando que os treinos também são essenciais àquelas que estão com a saúde em dia, pois ajudam a evitar doenças e a controlar o peso. Já quanto às mulheres que têm o câncer de mama, o especialista afirma que, aliada ao bem-estar, uma dieta balanceada e acompanhada por um profissional capacitado, pode ajudar a reduzir os tumores em 30%.

O preparador físico da Ziva Brasil, Felipe Kutianski, também ressalta a ajuda que uma rotina de exercícios pode trazer às mulheres que possuem o tumor ou gostariam de evitá-lo. Ele preparou um treino específico para as mamas – uma das regiões mais sensíveis das mulheres. “Para realizar as séries, é importante que a pessoa tenha a liberação do médico, além de contar com um instrutor que possa acompanhar e orientar. O ideal é que o treino seja leve no início, com a possibilidade de adicionar corda, alguns kettlebells ou halteres com o passar do tempo”, explica o treinador.

MAIS
Corra pela saúde de seu coração
Os benefícios da corrida em curto, médio e longo prazo

Confira abaixo alguns dos exercícios superbacanas indicados por Kutianski:

  • Agachamento com as mãos atrás da cabeça
    Com as mãos entrelaçadas atrás da cabeça, deixe as pernas semiflexionadas na largura dos ombros. Desça o tronco com o abdômen contraído, sem que os joelhos ultrapassem a linha dos pés. Faça de três a quatro séries, com 12 a 15 repetições com cada perna.
  • Afundo alternado com as mãos atrás da cabeça
    Com uma postura ereta e com as mãos entrelaçadas atrás da cabeça, flexione uma das pernas formando um ângulo de 90º com o solo. Desça a outra perna até que o joelho quase toque o solo, apoiada na ponta do pé. Alterne as pernas. Faça de três a quatro séries de 12 a 15 repetições com cada perna.
  • Prancha reta
    Encontre uma superfície confortável, macia e lisa, como um colchonete. Apoie os cotovelos nesta superfície e estique as pernas, deixando apoiadas apenas as pontas dos pés. Mantenha o abdômen contraído para que sua coluna permaneça ereta. Faça de três a quatro séries, permanecendo na posição entre 15 a 30 segundos.
  • Abdominal Supra militar
    Deitada de barriga para cima sobre o colchonete, dobre os joelhos e mantenha as pernas flexionadas e próximas ao glúteo. Cruze os braços em “X” sobre o peito. Suba em direção aos joelhos e desça devagar sem encostar no colchonete. Realize de três a quatro séries, com 15 a 25 repetições com cada perna. 
  • Mountain Climb
    De frente para o solo, apoie as mãos no solo e estenda as pernas, deixando a sustentação na ponta dos pés. Traga um dos joelhos próximo ao peito, apoiando na ponta do pé. Faça o movimento invertendo as pernas. O ritmo e a velocidade têm de estar de acordo com a sua capacidade e condição física. Faça de três a quatro séries, permanecendo na posição entre 30 a 60 segundos.
  • Pular corda
    Escolha uma corda que você possa segurar com as duas mãos. Segure em cada uma das extremidades, deixando a corda aos seus pés. Erga a corda, fazendo movimentos circulares com as mãos para que a corda passe acima da sua cabeça. Toda vez que a corda voltar aos pés, pule. Se a corda enroscar, reinicie o movimento. A atividade é boa, pois trabalha o corpo inteiro. Salte por 5 a 15 minutos. 
  • Alongamentos em geral
    Alongamentos básicos para tronco, quadril, pernas e braços. Realize a sessão de alongamento por 5 a 10 minutos.

 

Postada originalmente em 9 de outubro de 2015.