compartilhe

Saúde & Beleza

Evite a vontade de ir ao banheiro durante a corrida

Táticas simples para você driblar paradas durante provas e treinos longos

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita

Evite a vontade de ir ao banheiro durante a corrida

Você está focada para fazer o seu melhor tempo em uma prova e, de repente, vem aquela vontade incontrolável de fazer xixi. Pronto… Lá se foi o seu recorde pessoal por causa da paradinha no meio do percurso.

Não há como dizer que a vontade de ir ao banheiro durante a corrida é algo normal. Mas, certamente, é uma coisa que pode atrapalhar o resultado de muitos atletas. Geralmente, ela acontece por causa da ansiedade (momentos antes da largada, por exemplo); do excesso de hidratação; devido ao impacto na musculatura do assoalho pélvico (responsável por proteger a bexiga); ou, simplesmente, por que faz parte da nossa natureza mesmo.

A principal tática para evitar imprevistos durante uma corrida é bem óbvia: procure esvaziar a bexiga minutos antes da largada – ou de sair de casa, caso não consiga usar o banheiro químico. Mas outras atitudes podem ajudar:

“No dia anterior à prova, quando é necessário ingerir uma boa quantidade de água para garantir que o organismo fique bem hidratado, coloque um pouco mais de sal na comida”, sugere o educador físico Kim Cordeiro, diretor técnico da Assessoria BK Sports, em São Paulo. Como o sódio causa retenção de líquido, isso pode fazer com que você fique um tempo maior sem vontade de fazer xixi.

Outra dica é evitar bebidas (ou suplementos) ricos em cafeína, como café, chá-verde, chá-branco. “A substância estimula a diurese”, explica Kim Cordeiro. E fique de olho no gel de carboidrato que você toma antes ou durante a corrida, pois alguns possuem cafeína. Ah, e uma coisa importante, se mesmo com esses cuidados a vontade de ir ao banheiro durante a corrida aparecer, procure não segurá-la por muito tempo, pois isso pode causar infecção urinária.

UM PROBLEMA SÉRIO
A atividade física pode fazer com que algumas mulheres desenvolvam incontinência urinária – perda involuntária de urina. “O problema geralmente é causado pela falta de fortalecimento no assoalho pélvico que, com o impacto da corrida, acaba se agravando por conta da maior vibração na região”, diz Priscilla Neves, treinadora e diretora técnica da DPN Run Assessoria Esportiva, em São Paulo.

De acordo com Eliana do Nascimento e Thalita Freitas, fisioterapeutas da Clínica Athali Fisioterapia Pélvica Funcional, em São Paulo, a incontinência pode ser evitada ou minimizada com exercícios de fortalecimento da musculatura da região pélvica (veja abaixo). “Também é possível combater o problema com dispositivos vaginais que seguram o colo vesical e diminuem a perda de urina”, explica Maíta Poli de Araujo, médica do esporte em São Paulo. Se desconfiar que tem o problema, consulte uma ginecologista para saber qual a melhor solução.

4 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER A REGIÃO  PÉLVICA
Estes movimentos foram indicados pelas fisioterapeutas Eliana do Nascimento e Thalita Freitas e reduzem o risco de ter incontinência urinária

  • Sentada, coloque as mãos embaixo do bumbum e sinta os dois ossinhos que ficam de apoio. Alterne o seguinte movimento: desloque o peso do bumbum à direita, à esquerda, para frente e para trás (Faça por 2 min).
  • Ainda sentada, para conseguir aumentar a sensação de contato com a vagina e sentir os músculos, flexione o tronco e coloque os cotovelos sobre a coxa. Essa posição promoverá relaxamento dos músculos vaginais e vai melhorar a função de urinar (Fique nessa por 30 seg).
  • Deitada, de barriga para cima, realize inspiração e expiração lenta e profunda. Na inspiração, insufle os pulmões e na expiração dê tempo para todo o ar sair. (Faça 10 repetições).
  • Deitada, de barriga para cima, eleve os braços e as mãos para cima, e inspire. Expire, levando os braços até a lateral da coxa. (Realize 10 repetições).