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Saúde & Beleza

Entenda o que é a diarreia do maratonista

Veja como evitar e o que fazer caso este mal te aflija no dia da prova

Redação WRunPor
Redação WRun

Maratonas são provas conhecidas por levarem os competidores até o limite físico e mental, mas algumas vezes os corredores podem ser testados de maneiras improváveis. Um desses testes é conhecido como diarreia do maratonista e intriga atletas e especialistas até hoje.

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Correr é uma atividade frequentemente relacionada a problemas intestinais, mas algumas hipóteses e experiências ajudam a entender esse fenômeno e as maneiras de evitá-lo.

Os estudos sobre o assunto ainda são poucos e inconclusivos. Para piorar o mistério, casos de diarreia podem ter diversas causas possíveis, especialmente as sentidas por maratonistas ou outros atletas de resistência.

Para corredores, uma justificativa levantada é a de que correr pode “empurrar” comida pelo trato digestivo mais rapidamente. Outras explicações podem ser o stress mental antes e durante as provas, mudanças na dieta e efeitos colaterais de medicações.

Como evitar diarreia do maratonista

Como não é possível dizer com exatidão o que causa a condição, é melhor focar no que podemos fazer para evitar que isso aconteça. No dia da prova, não coma nada que seja estranho ao seu corpo e faça a última refeição pelo menos duas horas antes de correr. Além disso, alimentos com muita fibra, gordura, frutose ou tempero devem ser deixados de lado nesse momento.

Se nada disso der certo e você tiver problemas durante a prova, siga essas orientações:

Como lidar com um caso de diarreia do maratonista

Diminua a velocidade

Às vezes diminuir o ritmo e deixar seu corpo estabilizar a corrente sanguínea pode ser o suficiente para fazer você se sentir melhor. Nem toda corrida precisa ser um novo recorde pessoal, lembre-se de que próximas provas sempre virão.

Beba água e coma algo leve

A desidratação pode ser um dos motivos para diarreia. Dê preferência para água gelada, que não vai acelerar o seu sistema digestivo como a quente faria. Prefira também comidas sem sabor forte, como bolacha água e sal ou barrinhas de granola.

Em último caso, pare e vá ao banheiro

Eventos oficiais costumam ter banheiros durante o percurso, use-os. Os minutos “perdidos” no processo ainda podem ser recuperados se você estiver se sentindo melhor.

 

Lembre-se que ter esse tipo de problema pode significar algo mais sério. É importante estar sempre em dia com os exames médicos, e consultar profissionais especializados no assunto.