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Saúde & Beleza

Diminua as dores nas pernas após a corrida

Médica angiologista dá dicas do que fazer para reduzir o desconforto muscular e minimizar as lesões

Redação WRunPor
Redação WRun

Dores nas pernas pós corrida

É normal que os corredores iniciantes e os que aumentam o volume de rodagem sintam dores nas pernas após os treinos. No entanto, de acordo com  a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, quando nenhuma lesão é encontrada, algumas estratégias podem ajudar a melhorar o retorno venoso e diminuir o cansaço, inchaço e fadiga nos membros inferiores – principalmente em pacientes com problema de varizes.

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A seguir, a especialista dá algumas dicas:

Fique de olho na intensidade

Quem está voltando a praticar atividade física deve ficar atento à intensidade com que está correndo. “O ideal é seguir um plano gradual, de acordo com a orientação do seu professor ou personal. Começar a correr em uma intensidade muito alta pode facilitar o aparecimento de lesões, câimbras e dores”, afirma.

Banho gelado contra dores nas pernas

O banho gelado é indicado aos corredores pela ação preventiva anti-inflamatória. “Isso ativa circulação, promovendo vasoconstrição, e diminui a velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas, além do estímulo à produção de endorfinas”, explica a médica.

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Meias esportivas de compressão

De acordo com a cirurgiã, o acessório tem uma lista funcional de inúmeros benefícios como compressão graduada que pode variar de 15-23 mmHg até 20-30 mmHg. Ela também melhora o retorno venoso, mantém a musculatura aquecida, reduzi a fadiga muscular, acelera a recuperação, diminui a incidência de câimbras e dores na panturrilha. Outro ponto, é que oferece efeito benéfico durante o exercício – o que pode melhorar a performance.

Há um efeito imediato e uma ação pós-atividade física. “À medida que oferece maior conforto no momento da atividade física, a meia esportiva pode colaborar para um melhor rendimento, então pacientes que realmente exigem mais do exercício, procurando melhorar tempo e resistência, acabam tendo bons resultados, já que a meia proporciona uma melhora significativa do conforto das pernas durante a atividade física.”

A médica explica ainda que, por conta da melhora do retorno venoso, com aumento do fluxo sanguíneo na região das pernas, existe uma diminuição nos biomarcadores musculares durante e após a atividade física. “O uso da meia diminui os produtos de degradação, os ácidos lático e pirúvico, que estão ligados àquela dor muscular do dia seguinte (ou 48 horas depois) de uma corrida, por exemplo. No caso da meia, acelerando a circulação, ela diminui a concentração desses ácidos”, explica. Nesse caso, a recuperação no dia seguinte é muito melhor, pois terá menos ácido para o corpo ‘limpar’.

Fotobiomodulação

Estudos indicam que as luzes vermelha e infravermelha são altamente eficazes para preparação muscular pré-exercício e também como recuperação pós-exercício, aliviando as dores nas pernas.

“A tecnologia vem sendo usada, inclusive, por equipes profissionais de vôlei, basquete e futebol”, conta a angiologista. Uma novidade são os equipamentos de LEDs vermelho e infravermelho. Segundo a angiologista, quando ocorre a interação da luz com os tecidos, existe um efeito anti-inflamatório, regenerativo e analgésico e por isso essa tecnologia é tão interessante para atletas profissionais e amadores, podendo melhorar a recuperação “, afirma a médica.