compartilhe

0

Saúde & Beleza

Acupuntura para combater problemas respiratórios no frio

Terapia alternativa pode ser aliada na saúde do corredor

Redação WRunPor
Redação WRun

 

acupuntura

Para a medicina chinesa, cada estação do ano está relacionada a um órgão do corpo – e o outono se relaciona ao pulmão, responsável pela respiração, pele, nariz e sistema imunológico. Quando o a energia (Qi) desse órgão está forte, a resistência perante os fatores externos como o vento, a secura e o frio aumenta. Porém, se o Qi estiver fraco, o corredor fica suscetível a contrair doenças com mais frequência, como a gripe.

Para não adoecer, quem corre ao ar livre ou apresenta algum problema crônico deve redobrar os cuidados nesta época do ano, pois é durante o Outono e o Inverno, estações de temperaturas mais baixas, que surgem as doenças respiratórias como bronquite, asma, sinusite, rinite, gripes e resfriados – que se agravam ainda  mais devido à poluição, clima seco (responsável também pela propagação de vírus e bactérias em ambientes fechados).

MAIS
Como cuidar dos seus pés antes e depois da corrida
5 alimentos que aceleram a recuperação

Ajuda na acupuntura

A acupuntura auxilia no tratamento de problemas respiratórios, promovendo o fortalecimento do Qi (energia) do pulmão e do sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de doenças típicas desta época do ano e elimina gradualmente o uso de medicamentos e seus efeitos colaterais.

Mais: de acordo com a medicina chinesa, o consumo de alimentos picantes, como gengibre, anis-estrelado, canela e limão, beneficiam o pulmão e devem ser inseridos na dieta. Também aumente a ingestão de líquidos, por exemplo, água ou chás quentes.

*Solange Medeiros é terapeuta de Medicina Chinesa, de São Paulo.