compartilhe

0

Saúde & Beleza

5 dicas para desintoxicar o corpo

Enfiou o pé na jaca? Saiba como eliminar o excesso de toxinas acumulado nesse tempo

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita

É fato que vez ou outra a gente costuma dar aquela escapada da dieta, não é mesmo? Afinal, ninguém é de ferro, certo? Mas depois da jacada é hora de pegar firme novamente e eliminar tudo aquilo que não estava planejado para o cardápio. Pensando nisso, a nutricionista Evelyn Teixeira, do Hospital Dom Alvarenga, listou algumas dicas para desintoxicar o corpo. Confira:

1 – Beba água

Hidratação é tudo! A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora. Isso porque o líquido ajuda a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins e ajuda na digestão.

2 – Dê atenção às frutas

Especialmente àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, e morango. Elas são ricas em vitaminas e minerais, importantes para a saúde.

MAIS
A importância do magnésio para a saúde da mulher
Potencialize a hidratação durante os treinos com as águas saborizadas

3 – Evite carnes vermelhas e gordurosas

Depois de um pé na jaca é fundamental evitar esses alimentos, uma vez que são mais difíceis de serem digeridos. Dê preferência às carnes brancas como peru, peixe, frango e crustáceos. Prefira prepará-los grelhados, assados ou cozidos, ao invés de fritos. Evite também alimentos embutidos (como salsicha, mortadela) e em conserva – que são ricos em sódio e aumentam a retenção de líquidos.

4 – Coma grãos

Eles são poderosos aliados na limpeza do organismo, melhoram a digestão e ajudam a eliminar toxinas. Dê preferência aos grãos integrais como trigo, cevada, aveia, centeio, alpiste, semente de girassol, linhaça etc.

5 – Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O álcool causa desidratação do corpo, além de atrapalhar as funções do fígado e do rim. Por alguns dias, evite o consumo do álcool para que seu corpo se recupere.