compartilhe

0

0

Receitas

Arroz de couve-flor com tofu e amendoim

Opção de almoço ou jantar baixa em gorduras e rica em proteínas

Redação WRunPor
Redação WRun
Arroz de couve-flor frito com tofu crocante e amendoim

Arroz de couve-flor frito com tofu crocante e amendoim

Já faz tempo que o arroz de couve-flor virou moda. Anti-inflamatória, rica em vitaminas e minerais e baixa em calorias, ela é uma opção fácil e nutritiva para substituir o arroz – podendo auxiliar na perda de peso. O tofu é rico em proteínas e baixo em gorduras, e o amendoim também contribui com o aporte protéico do prato.

Inscreva-se agora para a Cosan W21K!
SP 20.10 | 5K | 10K | 21K

A receita é do site norte-americano Minimalist Baker. Cada porção tem 7g de fribas, 24.5g de proteínas, 34g de gordura e 524 calorias.

Arroz de couve-flor frito com tofu crocante e amendoim

Ingredientes

340g de tofu extra-firme

15 ml de óleo de gergelim tostado

1 couve-flor pequena

2 dentes de alho picados

Ingredientes do molho

1 1/2 colher de sopa de óleo de gergelim tostado

1/4 de xíc. de molho shoyu

1/4 xíc. de açúcar mascavo (ou mel se preferir)

½ colher de chá de alho espremido

2 1/2 colheres de sopa de pasta de amendoim (ou amêndoas)

Extras (opcionais)

Legumes como acompanhamento: acelga chinesa, cebolinha, pimentão vermelho, brócolis

Coberturas: Limão espremido, coentro, molho de pimenta

Modo de preparo

  • Comece a desidratar o tofu uma hora e meia antes do horário planejado para a refeição. Para isso, enrole o tofu em um pano absorvente e coloque algo pesado em cima para pressionar. A peça deve ficar desse jeito por 15 minutos. Se sua peça for muito maior do que 300g, corte-a em dois pedaços antes.
  • Ao final do processo, pré-aqueça o fogão a 240 ºC e corte o tofu em cubos. Coloque os pedaços em uma assadeira e deixe cozinhar em uma única camada por 25 minutos. O tofu deve ficar seco e firme.
  • Misture os ingredientes do molho em uma tigela, e teste para ajustar o sabor.
  • Adicione o tofu já frio ao molho e deixe marinar por pelo menos 15 minutos para ganhar sabor e perfume.
  • Nesse intervalo, use um ralador graúdo ou processador de alimentos para deixar a couve-flor com tamanho e textura parecidos com os do arroz – cuidado para não deixar seu arroz de couve-flor muito fino. Esprema o alho e separe os legumes que for adicionar ao prato.
  • Aqueça uma frigideira em fogo médio pra alto, e use-a para cozinhar seu legumes com um pouco de óleo de gergelim e um toque de shoyu. Reserve coberto, para manter aquecido.
  • Tire o tofu do molho e o coloque na mesma frigideira. Adicione algumas colheres do molho ao recipiente, cobrindo o tofu. Misture, cozinhando o tofu até ele ganhar uma cor mais escura – é normal que ele grude na panela um pouco. Tire a mistura do fogo e reserve coberto, para manter aquecido.
  • Ponha um fio de óleo de gergelim na panela, e então adicione o alho e o arroz de couve-flor, misturando tudo. Tampe e deixe o arroz “cozinhar” por 5-8 minutos, até escurecer um pouco e ficar macio. Adicione algumas colheres do molho e misture.
  • Sirva o arroz de couve-flor com o tofu e os legumes por cima, e adicione as coberturas que preferir.

 

Serve duas porções