compartilhe

0

0

Nutrição

Como driblar o desperdício de comida?

Você não sabe como aproveitar as sobras e acaba jogando fora? Confira algumas dicas para evitar que isso aconteça

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita

Frutas, verduras, pães amanhecidos, resto de comida… Tudo isso acaba indo para o lixo por falta de inspiração ou porque você acaba se esquecendo dos alimentos dentro da geladeira?

Com a rotina atribulada, é normal não termos tanto tempo para nos dedicar aos preparos na cozinha, mas isso não é desculpa para o desperdício de comida, certo? A melhor forma de evitar o desperdício é planejando. Além de ser uma questão de economia, é uma questão de consciência”, alerta Thaliane Dias Mack, professora do curso de Nutrição da Anhanguera de Brasília. A especialista lista algumas dicas práticas para evitar o desperdício. Confira:

Planeje o que vai comer antes de fazer compras

Se nessa semana você vai comer frango, peixe e ovos como fontes proteicas, compre um pouco de cada em vez de comprar grande quantidade de tudo. Seu nutricionista pode te ajudar com esse planejamento.

Use os alimentos integralmente, já que boa parte dos nutrientes estão nas cascas

O abacaxi, por exemplo, deve ser consumido com a polpa. Outra opção é fazer o suco da fruta. Com a casca, você pode fazer chás ou até mesmo acrescentá-las aos sucos.

Observe sua lixeira

Se muita coisa estiver indo para o lixo, está na hora de repensar a sua lista de compras. “Algo que eu tento sempre fazer com meus pacientes é pedir para eles calcularem o quanto de dinheiro está indo para o lixo porque não estão utilizando bem os recursos. Por exemplo: se você “joga fora” R$ 5 quatro vezes por semana, no final do ano, você terá desperdiçado quase R$ 1.000!”, exemplifica Thaliane.

Congele as frutas

Elas podem ser congeladas em saquinhos plásticos ou em vasilhas, de preferência, de vidro. “Sobre as questões nutricionais, algumas vitaminas se perdem, contudo, é melhor consumir as frutas com um pouquinho a menos do que na hora da fome comer alimentos ultraprocessados por não ter outras opções”.

Mais: “As bananas congeladas podem ser adicionadas em shakes e vitaminas. Acrescentando whey protein ou aveia, podem ser ótimas opções para o pós-treino”, sugere a nutricionista.

Organize as sobras

“A primeira dica é avaliar os restos de comida. Para isso, eu recomendo identificar com a data e o que é. Por exemplo: sobrou uma porção de carne e um pouco de batata? Não jogue fora, pode virar um caldo ou um escondidinho. Vale também ter uma lista em um lugar visível com o que tem na geladeira”, sugere Thaliane.

MAIS
Os benefícios do suco de laranja para o pós-treino
Dieta mediterrânea: conheça os benefícios para a saúde

Mão na massa

Faltou inspiração para aproveitar as sobras e evitar o desperdício de comida? A coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera de Niterói, Edna Freignan Dos Santos, sugeriu algumas receitas. Confira:

Doce de banana muito madura

Ingredientes
  • 6 bananas-pratas muito maduras
  • Suco de 1/2 limão-cravo (ou do limão que você tiver)
Modo de preparo

Corte a banana em rodelas, coloque em uma panela em fogo baixo com um pouco de suco de limão e deixe caramelizar. Em seguida, adicione um pouco de água e cozinhe um pouco. 

Geleia de maçã madura

Ingredientes
  • 1 kg de maçãs (6 maçãs em média)
  • 2 limões (100 ml de suco)
  • 1 xícara (chá) de adoçante culinário 
  • 1 colher (sopa) de canela 
Modo de preparo

Corte as maçãs, desprezando os cabinhos. Deixe a casca, o miolo e as sementes, pois eles contêm bastante pectina e ajudam a dar o ponto na geleia. Coloque as maçãs em uma panela e adicione o suco dos limões e leve ao fogo baixo por 30 minutos ou até as maçãs ficarem bem cozidas, mexendo sempre para não agarrar no fundo. Acrescente o açúcar com a canela misturada. Bata no liquidificador ou mixer. Leve novamente ao fogo baixo por mais 40 minutos até atingir o ponto ideal de geleia.

Suco de manga com hortelã

Ingredientes
  • 1 manga madura
  • 1 copo (200ml) de água
  • 4 folhas de hortelã
Modo de preparo

Bata no liquidificador a manga picada com a água e as folhas de hortelã. Tome em seguida.

Creme de folha de couve-flor

Ingredientes
  • 1 cebola pequena picada
  • 4 xícaras (chá) de folhas de couve-flor
  • 1 colher (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de queijo ralado
  • 1 xícara (chá) de água
Modo de preparo

Refogue a cebola até dourar. Acrescente as folhas de couve-flor bem lavadas e picadas e continue refogando. À parte, incorpore delicadamente a farinha ao leite e, depois, junte o queijo ralado e a água. Adicione ao refogado e deixe o creme encorpar. Tempere com sal a gosto. Sirva quente.

Suco de casca de abacaxi com capim cidreira

Ingredientes
  • Cascas de 1 abacaxi bem lavadas
  • 1 xícara (chá) de capim cidreira
  • 1 litro de água
  • Açúcar ou adoçante a gosto
Modo de preparo

Bata no liquidificador as cascas de abacaxi, o capim cidreira e a água. Coe e adoce a gosto.