compartilhe

0

Nutrição

Churrasco vegetariano: muito sabor e diversidade

Ideias simples para fazer um churrasco vegetariano saboroso e variado

Redação WRunPor
Redação WRun

Já se foi o tempo em que optar pelo vegetarianismo era abrir mão de viver momentos com amigos e família. Cada vez mais em evidência, a dieta vegetariana já tem muitos adeptos no Brasil. Mas em terra de churrasqueiros, sempre fica a questão: o que os vegetarianos podem comer em um churrasco?

Inscreva-se agora para a Cosan W21K!
SP 20.10 | 5K | 10K | 21K

WRun reuniu algumas sugestões do que comer nesse momento se você prefere evitar  carnes ou está diminuindo a quantidade delas no seu menu.

Os vegetais têm três qualidades que os tornam ideais para um churrasco: diversidade,  sabores suaves (ótimos para serem temperados) e preço camarada. Pode ter certeza que muitos “carnívoros” vão ficar interessados nos seus pratos.

A relação harmoniosa da grelha com os legumes

Não existe nada melhor do que a combinação de legumes, tempero e grelha. Corte algumas batatas em rodelas, tempere-as com azeite e curry em pó e deixe assar em fogo baixo dos dois lados. Depois de prontas, acrescente uma pitada de sal, azeite e alecrim. O sabor vai te surpreender.

Aspargos são outra opção cheia de sabor e que trazem um ar de requinte para a churrasqueira. Lembre de tirar a parte mais dura, que fica em baixo, e limpar bem o alimento. Coloque na grelha até que eles fiquem macios e crocantes, finalize com azeite e sal. Gotas de limão podem ser uma boa pedida também – vale a pena experimentar.

Os aspargos estão muito caros? Tente grelhar pimentões. Eles demoram mais para ficar prontos, só tire do fogo quando a casca ficar marrom, quase queimando. Espere esfriar, tire a “pele” com as mãos e remova as sementes. Para temperar, use alho picado, sal e hortelã.

Tanto berinjelas quanto abobrinhas podem ser cortadas em fatias finas, temperadas com sal, azeite e vinagre balsâmico e postas sobre a grelha até dourarem e ficarem macias. Atenção ao tempo de cozimento, pois legumes cozinham (e queimam!) mais rapidamente do que as carnes.

Cebolas, batatas e batatas-doce são opções para embrulhar no papel alumínio e deixar cozinhando diretamente no carvão, com apenas um pouco de azeite e sal por cima, dentro do pacote. Espete os legumes com um garfo para saber se já está no ponto.

Pimentas vermelhas: uma opção saborosa

Frutas: coringas saborosos

As frutas podem servir tanto como acompanhamentos do prato principal quanto como sobremesas, dependendo dos temperos e molhos que você usar.

Uma boa opção são espetinhos de pêssego, basta cortá-los em fatias grossas e ficar de olho, pois eles grelham rápido.

Outra fruta clássica para churrascos é o abacaxi. Nesse caso, o espetinho é opcional, já que o abacaxi em rodelas já é bem fácil de manejar na churrasqueira. Um par ideal para a fruta é a canela, salpique por cima das rodelas antes de levá-las à grelha.

Abacaxi na grelha já virou um clássico dos churrascos

Alimentos ricos em proteína

Uma fonte de proteína interessante para o churrasco vegetariano é o tofu. Experimente fazer uma marinada com azeite, molho de soja, alecrim e sálvia para sua peça antes de levá-la para a churrasqueira. Ele pode ser feito em espetinhos ou direto na grelha.

Muito presente também em churrascos carnívoros, o queijo coalho é um clássico brasileiro, ideal com melaço de cana.

Espetinhos de tofu podem combinar diversos ingredientes

Outra boa ideia é adicionar cogumelos ao menu. Lembre-se de limpar e temperar bem o ingrediente: sal, azeite e salsa picada são boas pedidas.