compartilhe

0

0

Nutrição

Alimentos que ajudam a amenizar a celulite

Incluir no cardápio os nutrientes certos é uma das maneiras de minimizar o problema que incomoda algumas mulheres

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita

Alimentos que amenizam a celulite

Causados pelo acúmulo de gordura corporal, pela retenção de líquidos ou por outros fatores, os famosos “furinhos” são o pesadelo feminino. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a celulite afeta oito em cada dez mulheres.

Os cuidados para combater o problema vão além de tratamentos estéticos. Fazer atividade física regularmente e escolher com cuidado o que se põe à mesa são essenciais. Alimentos ricos em fibras, antioxidantes (vitamina A, C e E, por exemplo) e com propriedades anti-inflamatórias ajudam – e muito – a reduzir os furinhos na pele.

“A celulite é causada por toxinas que se alojam no tecido adiposo e geram inflamação. O consumo de alimentos que promovem a desintoxicação do organismo contribui bastante no funcionamento do intestino, eliminando substâncias que podem se acumular entre as células e causar o processo inflamatório”, afirma Ione Leandro, nutricionista da clínica Onodera Estética.

A seguir, a especialista lista alguns alimentos com essas propriedades.

MENU ANTICELULITE

Alimentos integrais Ricos em fibras, melhoram o funcionamento intestinal, o que inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.

Folhas verdes escuras Vegetais como rúcula, almeirão e espinafre melhoram a circulação e ajudam a desintoxicar o organismo. Por serem antioxidantes, ainda combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce.

Gengibre Acelera o metabolismo, o que contribui para que o organismo se livre mais rapidamente de toxinas. Ainda tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Alimentos que amenizam a celulite

Vitamina C Presente no limão, no kiwi, na laranja, na tangerina e em outras frutas, o nutriente é um poderoso antioxidante. “A vitamina C reduz as lesões celulares causadas pelos radicais livres, que podem gerar processos inflamatórios”, explica a nutricionista da clínica Onodera Estética.

Banana Por conter potássio, a fruta ajuda no processo de drenagem linfática, além de regular o intestino e diminuir a absorção de gorduras.

MAIS
17 nutrientes essenciais para quem corre
Drible câimbras com a alimentação certa

Frutas vermelhas Morango, framboesa, amora, cranberry, goji berry e açaí são riquíssimas em vitamina C e A. Por serem antioxidantes, esses nutrientes combatem os radicais livres, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina (hormônio responsável pelo estoque de gordura no corpo).

Chá verde A bebida é famosa pela sua ação antioxidante e diurética, sendo uma ótima aliada no controle da celulite. Caso não goste do sabor amargo, misture com hortelã, erva-cidreira ou erva-doce