compartilhe

0

Nutrição

5 dicas de alimentos pré-treino

Separamos alternativas fáceis e práticas para comer antes da corrida

RedaçãoPor
Redação

Fazer uma refeição ou um lanche pré-treino é essencial para garantir as energias durante a passada. Contudo, muitas das vezes, nós acabamos sem ideia de receitas para fazer antes dos treinos. Em conjunto com a Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, nós separamos algumas opções de alimentos pré-treino para você incluir em seu cardápio. Confira:

1. Batata Doce

alimentos pré-treino

Queridinha dos atletas, o tubérculo fornece energia de forma rápida e saudável, além de conter baixo índice glicêmico, ou seja, não faz com  que o nível de glicose no sangue dispare de uma só vez. “A batata doce é rica em minerais bons para os músculos, como potássio, fósforo e ferro. Portanto, consumi-la antes do treino pode ajudar para que o trabalho corporal seja mais efetivo, já que ela libera energia para os músculos aos poucos”, pontua.

2. Lanches leves           

Outra opção é fazer um lanchinho antes do treino, com pão integral, alface, tomate, patê e queijo – que, de preferência, deve ser o menos gorduroso possível. Além de uma opção leve, os lanches naturais também são ricos em minerais e vitaminas que devem ser repostas antes e depois dos treinos.

MAIS
Sucos para tomar antes e depois do treino
Maratona: o que comer antes da prova?

3. Banana        

alimentos pré-treino

Por ser rica em carboidrato e potássio, a fruta é responsável por balancear a água no organismo e dar energia, além de promover relaxamento muscular. A falta deste mineral no corpo pode causar câimbras e dores durante e após as atividades físicas. Mais: consumir a fruta depois da corrida pode ajudar você a repor as energias e acelerar sua recuperação – devido a sua ação antioxidante.

4. Grãos integrais

Ricos em fibras, grãos integrais têm baixo índice glicêmico, o que permite ao alimento ser absorvido lentamente pelo organismo. “São ótimos para o pré-treino, já que são fonte direta de energia”, explica.

5. Suco de frutas

alimentos pré-treino

Além de práticos, são perfeitos para serem consumidos antes de qualquer exercício. A frutose é fonte energética e o índice glicêmico pode variar de acordo com a fruta escolhida. Existem fibras e vitaminas que estimulam os músculos e favorecem sua recuperação. Sucos de maçã, banana (já citada acima) e de laranja são opções práticas e nutritivas para o pré-treino.