compartilhe

Notícias

Volta da USP: como surgiu uma das mais tradicionais provas de São Paulo?

55ª edição da corrida acontece em outubro, na Cidade Universitária

Lucas ImbimboPor
Lucas Imbimbo

Volta da USP - WRun

A Volta da USP chega a sua 55ª edição neste ano de 2018. A tradicional prova, realizada dentro da Universidade de São Paulo, conta com um percurso exclusivo – único a dar toda a volta na USP – e é aberta ao público. Mas nem sempre foi assim. Traçamos uma breve história do evento. Confira:

O começo de tudo

A prova foi idealizada em 1960 pelos alunos da Escola Politécnica, Sérgio Baroni e João Antônio Zuffo, que eram ligados à Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE). Nessa época, a corrida era chamada de “São Silvestre Universitária” e contava com um percurso de apenas 3 km.

Foi apenas em 1963 que o evento acabou entrando no Calendário da Federação Universitária Paulista de Esportes. Isso graças a graças à iniciativa de Walter da Silva (na época aluno de Filosofia da FFLCH/USP), que contou com auxílio de outros colegas e do professor da área de atletismo Jarbas Gonçalves, da Escola de Educação Física da USP. A partir deste momento, a prova passou a ser realizada durante a noite.

Em 1965, já com a organização do Departamento de Esportes do CRUSP e a colaboração da FUPE, a “São Silvestre Universitária” aumentou seu percurso para 7 km e ganhou um alcance estadual.

MAIS

Rio City Half Marathon e SP City Marathon abrem inscrições para 2019

“A Venus despertou minha paixão por correr”

Com o tempo, a prova teve o seu trajeto e distância alterados diversas vezes. Na década de 1980, veio uma das maiores mudanças: a corrida mudou de nome para o atual “Volta da USP”. Além disso, a prova passou a ser de 10 km com o objetivo de equiparar os resultados e performance dos atletas a outras competições da modalidade.

Percurso exclusivo

Hoje, em sua 55ª edição, a Volta da USP conta com a organização da Iguana Sports e um percurso exclusivo, único a circundar toda a USP. Com as opções de 5 km e 10 km, essa é a única corrida que dá uma volta completa na Cidade Universitária.

Neste ano, a corrida será no dia 27/10 e terá largada em frente ao velódromo e chegada na moderna pista de atletismo do Centro Esportivo. O trajeto de 10 km conta com um diferencial: ele passa pela subida de Biologia (Rua do Matão), uma ladeira desafiadora, presente em poucas provas que acontecem no local.

São duas opções de kits: a essencial, que conta com camiseta da prova e número de peito, e a premium, que acompanha camiseta da prova, número de peito, sacochila, coqueteleira e boné. Todos os corredores que concluírem a prova receberão uma medalha exclusiva do evento.

Para se inscrever e mais informações, clique aqui.