compartilhe

Notícias

Mulheres mantêm ritmo melhor do que os homens na Maratona do Rio

Os dados foram fornecidos pelo aplicativo Strava, que monitorou 1.437 corredores durante a prova de 2017

RedaçãoPor
Redação

No último domingo a Maratona Caixa do Rio de Janeiro reuniu milhares de corredores na Praça do Pontal. O aplicativo Strava aproveitou a data para  liberar os diversos insights sobre os hábitos e também feitos dos corredores da prova em 2017.

Os dados, tirados do monitoramento de 1.437 corredores, mostraram que as mulheres são melhores para manter o ritmo (pace) em uma maratona do que os homens.

Comparando o ritmo em que os corredores completaram a primeira metade da maratona com o da segunda metade, foi descoberto que, em média, elas só desaceleraram 9%, enquanto os homens 12%.

Esses dados podem sugerir que os homens têm uma tendência de partir muito rápido e acabar pagando pelo esforço inicial mais tarde, enquanto as mulheres correm mantendo um ritmo mais consistente.

Considerando todas as faixas etárias, o tempo médio de término de provas para os homens foi de 4h22min, enquanto para as mulheres foi de 5h21min.

MAIS
Por que você quase não se lembra das dores da maratona?
Maratona Caixa Do Rio de Janeiro 2018 tem domínio africano

Com o monitoramento, o Strava chegou às seguintes conclusões:

– Mulheres mantêm ritmo de corrida (pace) melhor do que os homens.

– Corredores com idade entre 30 e 39 anos foram os mais rápidos em média (4:21:06), e o único grupo etário com pace abaixo de 6:00 min (5:58 min/km)

–  Um corredor médio que finalizou a prova estaria apenas no quilômetro 24 quando o vencedor cruzou a linha de chegada.

Os dados referentes à prova deste ano ainda não foram divulgados.