compartilhe

Notícias

81% dos adolescentes são sedentários, diz OMS

Entre os adultos, a taxa é de 23% segundo a Organização Mundial de Saúde

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita

Na última segunda-feira (11), a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou o balanço sobre a inatividade física. De acordo com a pesquisa, 23% da população global não pratica atividades físicas. Quando a análise foca somente nos adolescentes de 11 a 17 anos, o percentual sobe para incríveis 81%.

Segundo a Organização, pode ser considerado ativo o indivíduo adulto que pratica pelo menos 150 minutos de atividades físicas aeróbicas moderadas por semana.

No caso dos adolescentes, essa regra é mais rígida: eles devem fazer ao menos 60 minutos de atividade física de moderada a intensa todos os dias.

MAIS
4 dicas para você fazer seus primeiros 4K!
5 motivos para você correr os seus primeiros 5 km

A OMS também divulgou a meta global: os países-membros devem se comprometer com a redução do sedentarismo em 10% até 2025 e em 15% até 2030.

A entidade tem como objetivo diminuir as taxas de doenças associadas à falta de atividade física, como maior risco de infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e até alguns tipos de câncer. A prática regular de atividades físicas também ajuda a reduzir a obesidade e a incidência de doenças psiquiátricas.

Segundo o estudo, estima-se que a inatividade física custe US$ 54 bilhões anuais em assistência à saúde e outros US$ 14 bilhões de prejuízos associados à perda de produtividade. A maior parte desses gastos incide sobre o setor de saúde pública dos países.