compartilhe

0

Colunistas

Você pode conquistar muito mais do que imagina!

Acreditar sempre no seu potencial é importante para ter bons resultados na corrida

Bruna GuidoPor
Bruna Guido
bons resultados na corrida

Foto: Shutterstock

Olá, meninas! E meninos também, pois sei que a galera toda lê o blog. Hoje, queria falar sobre a importância de acreditar mais em si no esporte.

No último domingo (17/12), participei de uma prova de 5 km e fui a segunda colocada. Sabe por quê? A primeira resposta sem dúvida deveria ser “Porque eu treinei forte!”. Mas, nessa corrida, o “Porque acreditei que era possível!” foi mais determinante para o resultado.

Treinei muito mal nessas últimas duas semanas. A dor no meu pé ficou mais forte. Foram quinze dias intensos no trabalho e não consegui completar 100% dos treinos — devido ao cansaço ou sei lá qual motivo.

No entanto, como eu estava inscrita e vários alunos da MB Personal Trainers também iriam participar da prova, não poderia desistir de correr. Ainda mais depois de uma mensagem do meu irmão, dizendo que queria me ver no pódio. Minha resposta foi que eu teria de fazer um grande trabalho mental para conseguir correr forte essa prova.

Na noite anterior, enquanto estava com o pé no balde com gelo, meditei e mentalizei a corrida. Foquei em todos os treinos e provas boas que fiz durante o ano. Pensei na minha superação na Maratona de Nova York e na prova de 1 milha em que consegui manter o melhor pace da minha vida. Disse para mim mesma: “Vai dar tudo certo!”.

MAIS
Festas, férias e fim de ano, mas os treinos não podem parar
Evite quatro erros cada vez mais comuns na musculação

SUPERAÇÃO TOTAL

Logo que comecei meu aquecimento, o pé reclamou. Porém, disse mentalmente que ele iria aguentar aqueles 5 km, pois já tinha suportado 42 km e as competições do ano todo.

Largamos, controlei o ritmo na descida, nos dois primeiros quilômetros. Fui ganhando colocações até conseguir ultrapassar a segunda colocada, assumindo a posição dela. Depois, foi só dar o meu melhor para garantir a colocação e me tornar “bi vice-campeã” da prova.

No final, fiquei surpresa com meu tempo. Pelos últimos treinos, não parecia possível alcançar a marca. No entanto, quando realmente acreditamos que algo vai dar certo, encontramos forças para ir além.

Claro que não adianta apenas sentar, ficar dizendo “vou conseguir” e esperar um tempo mágico na prova. É preciso treinar, se esforçar, se fortalecer, se alimentar corretamente, se hidratar, controlar a ansiedade e montar uma estratégia de corrida. No entanto, o que acho mais importante no esporte é você realmente querer ir bem e acreditar que pode isso. Quando temos em mente que somos capazes, conseguimos conquistar muitas coisas boas. Acredite!

Grande beijo da Bru!

* Bruna Guido é treinadora da MB Personal Trainers e do Studio Velocity. Apaixonada por esportes desde criança, já praticou judô, vôlei e hoje é uma supercorredora. Aqui, ela compartilha suas experiências em treinos e provas. | Instagram: @brunaguido_mb