compartilhe

0

Colunistas

Paleo training: o treino dos homens das cavernas

Com exercícios que imitam os movimentos dos homens das cavernas, o método trabalha o corpo todo e detona muitas calorias

Milena NogueiraPor
Milena Nogueira

treino paleo

Olá, pessoal! Este mês vamos falar de um assunto antigo, que retorna com força total: o treino paleo.

Antigamente, o homem era obrigado a se movimentar para sobreviver. Conforme a tecnologia foi dominando a humanidade, o sedentarismo passou a nos assolar. O bom disso tudo é que temos muitas opções de atividades físicas e os profissionais que nos orientam e criam maneiras de nos tirar do conforto.

A bola da vez é o treino paleo, que consiste em 150 exercícios inspirados nos movimentos dos homens da idade da pedra lascada. O treino paleolítico estimula diversos grupos musculares simultaneamente e de forma integrada, fazendo com que o corpo queime mais calorias. A aparente facilidade para executar os movimentos engana: seu corpo fará um esforço tremendo para se manter firme e “em pé” em um treino de apenas 20 min, que envolve corrida e repetições com poucos intervalos de descanso.

Essa modalidade é bem interessante porque não necessita de estrutura ou aparelhagem, somente o peso corporal, o orientação do especialista e a sua força, claro. Alguns exercícios desse tipo de treino são arremesso de peso, rastejamento paleo e deslocamento em quatro apoios, entre outros movimentos naturais.

Os pilares do treino paleo

Funcionalidade

O método se baseia em movimentos naturais, como saltar, empurrar, lançar, correr, se deslocar.

Variabilidade

O treino é estruturado em 150 movimentos e 30 tipos de sessões. É um método dinâmico, que simula as variadas situações que nossos ancestrais podiam encontrar no dia a dia.

Biomecânica

Procura utilizar a extensão global do corpo para neutralizar os efeitos do sedentarismo e da má postura.

Intensidade

Os treinos são curtos e intensos. Ao trabalhar o corpo de forma integrada e acionar diversos músculos ao mesmo tempo, queima-se muito mais calorias.

Espero que tenham compreendido e gostado dessa nova modalidade.

Até a próxima! Bons treinos!