compartilhe

0

0

Colunistas

Dicas para você treinar para uma maratona

Bruna Guido fala da sua preparação para os 42 km

Bruna GuidoPor
Bruna Guido

Oieee! Faz tempo que não apareço por aqui, né? Essa vida de atleta amadora, personal trainer, treinadora de corrida, master trainer no studio velocity, dona de casa e esposa muitas vezes é uma correria só…

Por isso que eu ando sempre com uma agenda na bolsa e vários lembretes no celular para dar conta de tudo. Isso é muito importante, sabiam? Ainda mais quando se está treinando para uma maratona… O mais difícil para mim é acrescentar o “descanso” nessa minha rotina doida, mas até que estou me virando bem.

Depois da Maratona de Nova York eu fiquei alucinada querendo correr a próxima, dei um mês de descanso, com treinos com bem menos volume e já iniciei o planejamento (no papel) para a Maratona de Londres – mas eu só iria se recebesse o convite da New Balance para ir junto com o Team NB.

MAIS
Bolo de cenoura com cobertura de chocolate
Abacate para toda hora

Em dezembro vi quantos dias eu teria até a data da prova e elaborei a planilha. Comecei com pouco volume e fui aumentando gradativamente seguindo a metodologia que utilizamos na MB Personal Trainers. Na metade de Janeiro recebi a confirmação que iria para Londres. Ufa! Ainda bem que já havia começado a treinar.

Afinal, como treinar para uma maratona?

Treinar para uma maratona exige muito planejamento e força de vontade. Então, procurei alguns profissionais para estarem ao meu lado nessa jornada.

Ana Kaori, nutricionista que adequou a alimentação para eu ter pique para a minha rotina de trabalho e treinos – e, principalmente, para evitar que minha imunidade fique baixa. Coach para trabalhar a minha mente, pois sabemos que, às vezes, nós mesmos nos sabotamos com algum pensamento não muito bom. A Moniqui Agnes está me ajudando muito nesse quesito.

Mantenho, ainda, as minhas sessões de fisioterapia com a Andreia Capaccioli. Eu dou “porrada” e ela me deixa pronta para a próxima. Acrescentei, ainda, o programa de prevenção da Physio Institute.

Bem, a minha treinadora sou eu mesma, claro. Eu sou a responsável pelos meus treinos de corrida e musculação. Algumas pessoas acham que não é bom fazer o próprio treino, mas confio no meu trabalho e ainda tenho o apoio do Head Coach da MB Personal Trainers, o treinador Marcelo Baltazar.

Minha dica para quem quer treinar para uma maratona é PLANEJAMENTO! Coloque tudo no papel o que você precisa fazer e ajuste à SUA rotina.

Eu tive que abrir mão de algumas aulas de personal pela manhã para dar conta dos treinos, uma escolha que está funcionando muito bem. Os treinos estão fluindo e estou com pique para trabalhar logo na sequência, dando conta de todas as obrigações – afinal, além de atleta eu quero ser um milhão de coisas… rsrs

E vocês? Estão planejando alguma maratona para este ano? Já iniciaram com os treinamentos? Se quiserem alguma dica, planilha, ou até mesmo fazer um treino junto comigo, me chamem aí. Beijos e ótimos treinos!!